Cidade de SP aplica vacina contra a Covid-19 em toda a rede de postos nesta quarta (23)
Segunda dose adicional está disponível para adolescentes imunossuprimidos que tomaram a primeira dose adicional de Pfizer há pelo menos quatro meses
- Data: 23/02/2022 09:02
- Alterado: 17/08/2023 08:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Vacinação covid-19
Crédito:José Cruz - Agência Brasil
Nesta quarta-feira (23), toda a rede de postos da cidade de São Paulo está aberta para vacinar a população acima de 5 anos de idade contra a Covid-19. Estão abertas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, em funcionamento das 7h às 19h. A vacinação infantil é realizada a partir das 8h. Megapostos e drive-thrus recebem adolescentes e adultos que precisam ser vacinados, das 8h às 17h.
Na última segunda-feira (21) foi iniciada a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos nas escolas municipais, para intensificar a imunização deste público contra a Covid-19. Serão disponibilizados aos pais e responsáveis uma autorização para a aplicação dos imunizantes nas escolas municipais de São Paulo.
As crianças de 6 a 11 anos de idade, incluindo as que possuem comorbidades, são vacinadas com o imunizante Coronavac. O público de 5 anos de idade recebe a Pfizer pediátrica, bem como as crianças de 5 a 11 anos com alto grau de imunossupressão.
Para receber a vacina, as crianças devem estar acompanhadas por um responsável adulto com documento de identificação, comprovante de residência e carteirinha de vacinação. Adolescentes de 12 a 17 anos podem se vacinar desacompanhados, mediante autorização assinada por um responsável, conforme o modelo disponível na página Vacina Sampa.
Adolescentes imunossuprimidos e dose adicional
Os adolescentes de 12 a 17 anos com imunossupressão, inclusive gestantes e puérperas desta faixa etária, já podem receber a dose adicional da vacina. A aplicação da segunda dose adicional também está autorizada para essa população.
Podem receber a dose de reforço os adolescentes imunossuprimidos que tomaram a segunda dose da Pfizer há pelo menos oito semanas (56 dias). E para a segunda dose adicional, o jovem precisa ter tomado a primeira dose adicional de Pfizer há pelo menos quatro meses (122 dias).
No ato da vacinação, esse grupo precisa apresentar comprovante de vacinação (físico ou digital) e comprovante de condição de risco (exames, receitas, relatório ou prescrição médica físicos ou digitais), contendo o CRM do médico e com até dois anos de emissão.
Adultos com alto grau de imunossupressão seguem elegíveis para a segunda dose adicional, desde que tenham tomado a primeira dose adicional há pelo menos quatro meses, independentemente do imunizante aplicado.
SERVIÇO – VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NA CAPITAL
23 de fevereiro de 2022 (quarta-feira)
Megapostos e drive-thrus: Funcionamento das 8h às 17h.
Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Funcionamento das 7h às 19h. Vacinação infantil a partir das 8h.
AMAs/UBSs Integradas: Funcionamento das 7h às 19h. Vacinação infantil a partir das 8h.
Todos os endereços podem ser consultados na página Vacina Sampa.