“Cidadania Móvel” atendeu moradores de Ouro Fino e região

Unidade itinerante da Prefeitura de Ribeirão Pires promove o acesso de famílias a programas sociais gratuitos

  • Data: 12/11/2019 10:11
  • Alterado: 12/11/2019 10:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMETRP
“Cidadania Móvel” atendeu moradores de Ouro Fino e região

Crédito:Mariana Rodrigues

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O “Cidadania Móvel”, unidade itinerante da SASC – Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Ribeirão Pires, está dando continuidade aos atendimentos iniciados em maio desse ano, facilitando o acesso de moradores a programas sociais e serviços. Nessa segunda-feira, dia 11, moradores do bairro Casa Vermelha e região foram atendidos pela unidade.  Foram realizadas inclusões no Cadastro Único, orientações sobre programas sociais e serviços municipais e encaminhamentos a serviços como Poupatempo.

Nessa quarta-feira, dia 13, o equipamento atenderá moradores do Parque Aliança e região. Das 10h às 14h, o veículo estará estacionado Rua das Rosas, 02 (próximo ao Bar da Dora). Durante esse mês, o “Cidadania” percorrerá, ao todo, oito bairros da Estância: Jardim Luso; Casa Vermelha; Parque Aliança; Represa; Santa Rosa; Jardim Luzitano; Vila Suíssa e Jardim Caçula.

Dentre os serviços oferecidos está o acesso das famílias ao Cadastro Único – orientações, atualização, informações sobre suas condicionalidades, programas sociais agregados a ele – entre os quais o Bolsa Família. O CadÚnico é um instrumento utilizado pelo Governo Federal para registrar e identificar famílias de baixa renda em todo País, permitindo que o Poder Público conheça suas necessidades.

O cadastro é a primeira etapa para que o cidadão tenha acesso a diversos programas sociais federais como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada – BPC, entre outros. Lembrando que o cadastro não significa a entrada automática nesses programas, pois cada um deles tem suas regras específicas.

O equipamento também promove o cadastramento e atualização cadastral do BPC-LOAS para idosos e deficientes (a não-atualização cadastral pode acarretar a interrupção do benefício pelo Governo Federal), além de agendamento e orientações sobre outros serviços.

De maio a outubro, o veículo atendeu mais de mil moradores e percorreu cerca de 30 regiões, principalmente bairros distantes das unidades dos Centros de Referência de Assistência Social da cidade.

“O equipamento é uma importante ferramenta de política pública conquistada pela atual gestão. Com ele, aproximamos a equipe técnica da Assistência Social e a população, ofertando serviços já oferecidos nos CRAS e CREAS da Prefeitura, além de cadastramento e orientações sobre programas sociais, bem como, informações de serviços municipais”, explicou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Elza Iwasaki.

Confira o cronograma completo de atendimentos:

– 13/11 (quarta-feira) – das 10h às 14h – Rua das Rosas, 02 – Parque Aliança (próximo ao Bar da Dora);

– 14/11 (quinta-feira) – das 10h às 14h – Rua Primo Bertoldo, altura do nº 12 – Represa (próximo ao Bar da Xuxu);

– 18/11 (segunda-feira) – das 10h às 14h – Rua Girassol, altura do nº 34  – Santa Rosa (próximo à Padaria e Lanchonete da Fran);

– 25/11 (segunda-feira) – das 10h às 14h – Rua Bragança, 08 – Jardim Luzitano;

-27/11 (quarta-feira) – Rua Romeu Tolezano, 61 – Vila Suíssa (em frente ao Depósito e Mercadinho Valdir);

– 29/11 (quinta-feira) – Rua Clemente Peralta, 321 – Jardim Caçula (em frente à Associação de Moradores).

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  • Data: 12/11/2019 10:11
  • Alterado:12/11/2019 10:11
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  • Fonte: PMETRP









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