Cia de Danças de Diadema leva Nas Águas do Imaginar à Praça da Moça no Dia das Crianças
Nos dias 15 e 16 de outubro, o infantil é atração na Sala Jardel Filho do Centro Cultural São Paulo com ingressos gratuitos.
- Data: 11/10/2022 11:10
- Alterado: 15/08/2023 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: Cia de Danças de Diadema
Nas Águas do Imaginar - Companhia de Danças de Diadema
Crédito:Fabio da Vera Cruz
No Dia das Crianças – 12 de outubro (quarta, às 12h) – a Companhia Diadema apresenta o espetáculo infantil Nas Águas do Imaginar na Praça da Moça, integrando a programação do Cultura nas Ruas, da Secretaria de Cultura de Diadema. A sessão também faz parte do projeto Bailando em Cirandas / Bailando na Cidade – Etapa III, que circula por espaços públicos de Diadema.
Ainda na “semana da criança”, nos dias 15 e 16 de outubro (sábado e domingo, às 18h), as apresentações acontecem Centro Cultural São Paulo, na Sala Jardel Filho, com ingressos gratuitos.
Com criação e concepção coreográfica de Ton Carbones, junto ao elenco da companhia, e direção geral de Ana Bottosso, a montagem é uma viagem lúdica pela imaginação. No enredo, uma criança é surpreendida, na hora de dormir, por seres fantásticos que surgem no quarto, instigando sua imaginação. Ávida pela diversão, ela se arma de coragem e muita criatividade para embarcar em uma viagem ao mundo do imaginar. Segundo o bailarino e coreógrafo Ton Carbones, “criar um espetáculo de dança para o público infantil é sempre desafiador e, ao mesmo tempo, é estimulante conceber história, aventura e diversão por meio de uma linguagem tão abstrata como a dança”.
No prólogo da aventura, uma trupe de artistas aproxima-se da plateia cantando e brincando com as crianças, abrindo alas para Nas Águas do Imaginar. A viagem começa quando a criança se ajeita para dormir. As roupas jogadas pelo quarto vão ganhando vida, dançando e se organizando. Como se estivesse sonhando ela sai da cama, os objetos do quarto se transformam e a aventura começa. Surgem Piratas engraçados e atrapalhados; uma Polvo aparece junto com agitadas criaturas Siamesas; um Caçador e uma Sapa planejam roubar a imaginação da criança, ajudados por seres misteriosos, deslizantes e muito suspeitos; no fundo do mar, um navio é comandado pela capitã Polvo e seus Piratas. Enquanto a criança se diverte com brinquedos que ganham vida, transformações mágicas, amigos imaginários e personagens que emitem sons curiosos, o caçador coloca em prática o plano de roubar sua imaginação, mas ele não contava com a astúcia das Siamesas que mostram que a imaginação não pode ser roubada.
Inicialmente branco, o cenário de Nas Águas do Imaginar vai ganhando cores e vida à medida que se desenrola a divertida viagem. Almofadas transformam-se em estrelas e voam. A cama se desdobra (carrinho de mão, skates, bancos e coral no fundo do mar); o lençol traz a noite, vira mar, barco e qualquer outro lugar. Os figurinos têm cores vibrantes e combinações divertidas como se as personagens fossem de um desenho animado, explorando as possibilidades de imaginação dos pequenos. E dos grandinhos também.
Serviço
Espetáculo infantil: Nas Águas do Imaginar
Com a Companhia de Danças de Diadema
Grátis. Duração: 55 min. Classificação: Livre.
12 de outubro. Quarta, às 12h
Praça da Moça – Centro. Diadema/SP
Cultura nas Ruas
Projeto Bailando na Cidade – Bailando em Cirandas – Etapa 3, contemplado pelo ProAC ICMS, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
15 e 16 de outubro. Sábado e domingo, às 18h
Centro Cultural São Paulo | Sala Jardel Filho
Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso – São Paulo/SP
Ingressos na bilheteria, 1h antes das sessões. Recomenda-se uso de máscara.
Capacidade: 321 lugares