Cheios de gás

A Foton do Brasil reiniciou sua produção de caminhões no país, na unidade de produção da Gefco, na cidade de Guaíba, no Rio Grande do Sul. A montadora oferece ao mercado nacional os caminhões leves da família Aumark, de 3,5 a 10 toneladas, mas também está testando um novo modelo. Trata-se do TM 2.8, que […]

  • Data: 06/05/2020 09:05
  • Alterado: 06/05/2020 09:05
  • Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
  • Fonte: AutoMotrix
Cheios de gás

Caminhão Foton TM 2.8

Crédito:Divulgação

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A Foton do Brasil reiniciou sua produção de caminhões no país, na unidade de produção da Gefco, na cidade de Guaíba, no Rio Grande do Sul. A montadora oferece ao mercado nacional os caminhões leves da família Aumark, de 3,5 a 10 toneladas, mas também está testando um novo modelo. Trata-se do TM 2.8, que deve chegar às concessionárias no segundo semestre. O caminhão tem motorização a gasolina, no entanto, vem de fábrica com adaptação para GNV, com um kit gás da Convergas homologado pela fabricante. O novo caminhão tem capacidade técnica e legal para 2.795 quilos, o que o torna modelo mais leve da família Foton no Brasil. Por ser classificado como uma caminhonete, o novo leve da Foton pode ser conduzido por quem tem CNH categoria “B”. O Foton TM 2.8 com kit gás já está na primeira fase de testes na cooperativa Coopercarga, fazendo logística urbana para a Rede Carrefour. A previsão é de que o veículo rode até 5 mil quilômetros em um mês. Cada viagem levará aproximadamente 800 quilos em produtos, fazendo dois ciclos de viagens por dia, de segunda à sexta. A Foton pretende trazer cem unidades do modelo ainda neste ano.

Reabertura cuidadosa

No dia 27 de abril, a Volkswagen Caminhões e Ônibus voltou a produzir seus veículos na fábrica de Resende (RJ), em uma retomada gradual de sua operação, inicialmente com mil empregados. Para tanto, uma série de medidas foi implementada, desde a intensificação dos cuidados de higiene com a instalação de pontos de distribuição de álcool em gel até mesmo com a distribuição de máscaras e aferição diária de temperatura corporal dos profissionais. O primeiro veículo fabricado foi um modelo Delivery 9.170. Os cuidados se iniciaram antes mesmo do embarque dos trabalhadores no transporte fretado que leva à fábrica. Para entrar no ônibus, todos tiveram de colocar máscaras e utilizar álcool em gel, além de ter uma checagem de sua temperatura. Na chegada à fábrica, o tradicional café da manhã foi substituído por kits de desjejum, para não haver compartilhamento de utensílios e aglomerações. Todos receberam kits de máscaras laváveis e puderam conferir as dezenas de pontos de distribuição de álcool em gel que foram instalados. Os processos de montagem também foram adaptados para preservar a distância mínima de dois metros e todos respeitaram as demarcações no piso durante suas atividades com essa finalidade. Quando isso não era possível pela característica da operação, adotaram o escudo facial em acrílico e óculos de segurança. Durante o almoço, horários alternativos e capacidade do restaurante limitada tentam garantir a segurança de todos. Para tentar incrementar as vendas, a Volkswagen Caminhões e Ônibus oferece condições facilitadas de aquisição, com financiamento sem entrada e em até sessenta meses, com pagamento da primeira parcela em seis meses. A modalidade é válida para o Delivery Express e para os novos Delivery 9.170 V-Tronic, Delivery 11.180 V-Tronic e Constellation 24.280 V-Tronic e para a família MAN TGX.

Dupla comemoração

A Iveco e a CNH Industrial estão em fase de comemorações. As fábricas de veículos comerciais e motores, localizadas no complexo industrial em Sete Lagoas (MG), que foram fechadas por causa da pandemia da Covid-19, voltaram ao trabalho. A linha de produção de caminhões da Iveco foi reativada dia 22 de abril e a de motores da CNH Industrial retomou gradualmente as atividades desde a semana passada, completando o ciclo no dia 27. Ao mesmo tempo, a Iveco comemora mais um de seus modelos registrando a impressionante marca de 1,5 milhão de quilômetros rodados. Dessa vez, um Stralis 740S41T 2010 conquistou o feito. O caminhão roda por estradas de todo o Brasil há uma década fazendo o transporte de celulose e grãos. O proprietário, Gerônimo Simplício, transportador de Linhares (ES), fez todas as manutenções recomendadas em dia, com o uso de peças originais, além de ter observado as recomendações de giro do motor e boas práticas durante a condução do veículo. O Stralis é a geração que antecede o Hi-Road, lançado no final de 2018. “A quilometragem alcançada pelo Stralis demonstra como os veículos da marca são confiáveis. Com o Hi-Road, demos um passo adiante na oferta de produtos para o segmento, pois mantivemos a robustez e a versatilidade do Stralis, que pode ser comprovada pelo caso do Gerônimo, e agregamos uma série de melhorias à família Hi-Way, o extrapesado premium da marca”, explica Bernardo Pereira, gerente de Marketing de Produto da Iveco.

Borracha de coletivo

A Dunlop Pneus, marca da Sumitomo Rubber do Brasil, e a Volare, uma subsidiária da Marcopolo S.A, fabricante de carrocerias de ônibus com cinco unidades no Brasil e onze no Exterior, firmaram parceria para o fornecimento de pneus para os novos ônibus produzidos no país. Para a Dunlop, essa parceria significa o primeiro fornecimento de pneus de carga para equipamento original na América Latina. A expectativa é que sejam fornecidos cerca de 3,5 mil pneus por ano. “Estamos sempre visando o futuro e aplicando as mais novas e avançadas tecnologias na fabricação de pneus para o mercado brasileiro. Os passageiros dos novos ônibus da Marcopolo podem contar com os benefícios da utilização de matérias-primas mais ecológicas e o respeito ao meio ambiente por parte da Dunlop”, explica Leandro Baruta, Gerente Sênior de Equipamento Original da Dunlop. Produzido na fábrica da Dunlop em Fazenda Rio Grande, Região Metropolitana de Curitiba, o pneu SP 320 dos ônibus Volare foi desenvolvido com a tecnologia Advanced Footprint Control, que otimiza a área de contato com o solo, aumentando a qualidade e durabilidade do pneu, além de reduzir o desgaste irregular. Com banda de rodagem com camada dupla, carcaça mais robusta e talão reforçado, ele foi pensado para ter não só uma primeira vida útil mais longa, mas também um maior número de recapagens, aprimorando o custo/benefício do produto.

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Crédito:Divulgação Caminhão Foton TM 2.8
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  • Data: 06/05/2020 09:05
  • Alterado:06/05/2020 09:05
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