Chefe de gabinete de Registro é exonerado após ser flagrado em ‘pancadão’
O chefe de gabinete da Câmara Municipal de Registro, Benedito de Campos Junior, foi exonerado após ser visto em uma festa "pancadão" na cidade, que fica no interior paulista
- Data: 06/08/2020 13:08
- Alterado: 06/08/2020 13:08
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Chefe de gabinete de Registro
Crédito:Reprodução
As imagens do evento, que circulam em redes sociais desde a última segunda-feira, 3, mostram aglomeração de pessoas sem máscaras, em desrespeito às regras de distanciamento social e higiene.
De acordo com o Plano São Paulo, do governo do Estado, Registro está na fase vermelha, a mais restritiva da quarentena e que só permite o funcionamento de serviços essenciais.
Após o episódio, o presidente da Câmara Municipal, Toon Adorno (MDB), anunciou em sua conta no Facebook a exoneração do chefe de gabinete.
Na publicação, ele informou que Campos foi afastado de suas funções na última terça-feira, 4. “Como presidente da Câmara, reitero neste momento todo o meu comprometimento em não medir esforços em busca, dentro de minhas possibilidades, a garantia máxima de segurança a todos em Registro”, escreveu.
Adorno confirmou ao jornal O Estado de S. Paulo que obteve as imagens por meio das redes sociais e, ao analisar o ocorrido, considerou que “o desligamento do funcionário foi inevitável, diante do que entendemos como um ato de desrespeito e falta de compromisso com o próximo, considerando o momento de extrema complexidade vivido diante da pandemia”.
De acordo com o presidente da Câmara, a opinião da população foi um fator importante para a decisão da exoneração. “Estamos aqui representando a população, nossa missão é exatamente buscar os desejos e os anseios da população, e neste caso não poderia ser diferente. Somos legisladores. As regras são feitas para o bem da maioria. Descumpri-las seria ir contra o nosso próprio trabalho”, disse.
Para ele, a atitude de Benedito de Campos foi “irresponsável” e “desrespeitosa” com a coletividade, o que não demonstrou “o mínimo de empatia com o próximo”. O posicionamento da Câmara é “colaborar e cumprir todos os protocolos de segurança indicados pelos agentes de Saúde”, ressaltou.
A exoneração foi publicada no Diário Oficial do município nesta quinta-feira, 6.
Na segunda, a Prefeitura de Registro também emitiu uma nota de esclarecimento “repudiando veementemente” a festa que foi realizada na madrugada do último sábado, 1º, na Rua do Kartódromo. “[A Prefeitura] entende que é um desrespeito e falta de empatia com o próximo, considerando o momento de pandemia e alerta máximo de contaminação que o município enfrenta. A Administração Municipal tomará todas as providências legais e punitivas, com apoio da Polícia Militar”, disse a nota.
O jornal O Estado de S. Paulo tentou contato com Benedito de Campos, mas não obteve retorno.
O ex-chefe de gabinete de Registro desativou todas as redes sociais.
A reportagem também solicitou um posicionamento do ex-servidor por meio da assessoria da Câmara Municipal de Registro, mas não conseguiu retorno até o momento.