Chapeuzinho Vermelho em versão online é opção cultural para toda a família

Com direção de Eduardo Leão e músicas de André Abujamra, esta montagem do clássico da literatura infantil ganhará versão online. Data de estreia será no dia 6 de março pelo Youtube

  • Data: 05/03/2021 11:03
  • Alterado: 05/03/2021 11:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
Chapeuzinho Vermelho em versão online é opção cultural para toda a família

Crédito:

Você está em:

Gratuita e em casa, a peça conta a conhecida aventura de uma menina curiosa e que acaba enganada por um lobo cheio de lábia. A versão do clássico teve sua estreia nos palcos em 2015 com a atuação de Manu Figueiredo e Marcelo Diaz.

A interpretação dos atores é concebida de maneira inovadora, com riqueza de gestos e ausência de falas, o que privilegia o teatro físico explorando mímica, brincadeiras e técnicas de clown. “As crianças falam muitas coisas com menos palavras e têm uma reação muito rápida à música”, explica o diretor Eduardo Leão sobre a linha de criação escolhida.

Depois de temporadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas (com mais de 100 apresentações e público de quase 15 mil pessoas), a companhia precisou se reinventar, principalmente, por conta da pandemia. Por isso, passou a pensar formatos online que fossem igualmente criativos para seguir com o projeto. A nova versão veio como vontade de criar um conteúdo que pudesse agregar recursos de cortes, edição, e diferentes ângulos.

A produção terá cerca de 35 minutos e seguirá o mesmo propósito inovador da peça que a colocou em destaque entre os melhores conteúdos infantis do país.

A pantomima e a ausência de diálogos se juntam à colorida trilha sonora de André Abujamra, especialmente composta para o projeto. A musicalidade de Abujamra torna-se o terceiro ator, preenchendo o espaço das falas e ajuda a criar climas de leveza, diversão, tensão e comicidade tão necessários para a trama.

O espetáculo estreará no dia 6 de março (sábado), às 16h, pelo canal oficial do Youtube Chapeuzinho Além da Palavra e pode ser assistido todos os sábados e domingos do mesmo mês, sempre às 16h. As gravações acontecem nas instalações de A Próxima Companhia e têm produção de CineBecos. O making-of pode ser acompanhado pelo perfil oficial de Chapeuzinho Vermelho no link www.instagram.com/chapeuzinhoalemdapalavra.

A ideia de se colocar o espetáculo em dias e horários específicos durante o mês de março visa aproximar o público da adaptação da obra e promover a interação entre a família. Pais e filhos podem se reunir para assistir às exibições juntos e discutir as aventuras da menina Chapeuzinho Vermelho se tornando uma divertida atividade de integração para todos.

A ênfase na teatralidade continuará como ponto forte da versão apresentada no Youtube. Os dois atores (Manu e Marcelo) se revezam interpretando todos os cinco personagens (Chapeuzinho, Lobo-Mau, Lenhador, além de Vovózinha e Mãe de Chapeuzinho) de forma dinâmica para que a essência da ideia original não seja perdida.

Intérprete de Chapeuzinho Vermelho, da Vovó e também manipuladora do Lobo-Mau (um boneco), Manu explica que a composição das personagens aconteceu num processo de descoberta da equipe. “Nada foi feito de forma rígida e engessada. Toda a inspiração veio de um grande trabalho nos ensaios. Manter essas características é primordial para manter a identidade criada pelo Edu Leão, que mostra, por exemplo, a Chapeuzinho como uma menina-heroína, sem parecer infantil demais ou ser sem graça”, afirma a atriz.

Siga as redes de Chapeuzinho Vermelho para receber novidades e alertas dos streamings:

Link Youtube

Chapeuzinho Vermelho – Uma versão além da palavra

https://www.youtube.com/channel/UCSu6HZa3e7qqjrbh3TZ2Rjw

Link Instagram

www.instagram.com/chapeuzinhoalemdapalavra

Sinopse

Chapeuzinho Vermelho, uma menina extremamente curiosa, impulsiva e sedenta por conhecimento, se vê dividida entre as recomendações de sua mãe e a possibilidade de se aventurar no desconhecido. Entre o porto seguro e o novo mundo, ela se vê seduzida por um Lobo cativante que mostra um caminho de diversão, encantamento e beleza. Por fim, ela opta pelo risco. Com isso, não só se envolve numa situação perigosa, como sua avó também se vê em maus lençóis.

Contar essa história que vem se perpetuando por gerações, sem utilizar a linguagem verbal é o nosso grande desafio motor. Assim, nesta versão, dois atores contam toda a história sem fala. Trabalhando um jogo de pantomima e teatro físico, tendo como elemento fundamental uma trilha sonora especialmente composta para o espetáculo.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 05/03/2021 11:03
  • Alterado:05/03/2021 11:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados