Cerimônia homenageia artistas independentes guarulhenses
Celebração reconhece trajetória de profissionais de diversos segmentos
- Data: 03/04/2024 08:04
- Alterado: 03/04/2024 11:04
- Autor: Redação
- Fonte: UNG
Universidade Guarulhos (UNG)
Crédito:Divulgação
A Universidade Guarulhos (UNG) realizou, na noite da última quinta-feira (28), a entrega da certificação de menção honrosa “Sociedade, Paz e Educação 2024” aos artistas independentes guarulhenses. Entre convidados e homenageados, o evento recebeu mais de 300 pessoas no anfiteatro F da Instituição de Ensino Superior (IES).
Completando 45 anos de história em junho deste ano, a orquestra de violeiros Coração de Viola abriu a cerimônia com músicas sertanejas raiz, contagiando o público. “É um orgulho ver estes músicos, que começaram a tocar em 1979 com Tonico e Tinoco no Theatro Municipal, recebendo esta honraria”, informou o articulador cultural Paulo Trewasae.
Ele ainda destacou que, além de valorizar o processo de desenvolvimento de cada artista, a UNG demonstra estar presente para educar, humanizar e sensibilizar. “Quando unimos educação e cultura de forma efetiva, este movimento transforma a sociedade”, completou.
Para participar deste momento especial e compor a mesa de honra para a entrega das certificações estiveram presentes o reitor da UNG Yuri Neiman; o vice-prefeito Jesus Roque de Freitas; o representante do vereador Lauri Rocha, Roney Glauber; a coordenadora acadêmica da Instituição de Ensino Superior Anna Carolina Duarte; a coordenadora do curso de Psicologia da UNG Denise de Fátima Alonso; e a comunicadora Rosangela Cafasso.
A Banda Lira foi a segunda a receber a distinção, principalmente por ser um patrimônio cultural da cidade. São 115 anos levando aos palcos um repertório com grandes clássicos da música nacional e internacional. “Com mais de 100 anos, sabemos bem os altos e baixos enfrentados pela comunidade artística independente. Por isso, incentivos para a cultura são importantes”, comentou o músico e representante do grupo, Gilmar Abbud.
“A cerimônia é uma forma de reconhecer as pessoas que fazem parte do movimento cultural múltiplo, diversificado, humano e respeitoso que permeia a vida de todos os cidadãos e eleva a outros patamares o nosso município. A UNG está de portas abertas para vocês”, ressaltou Yuri Neiman.
Para a cantora, pianista e compositora Aline Rissuto, a solenidade foi como uma injeção de ânimo para continuar em sua trajetória. “É muito gratificante encontrar amigos e pessoas de outros segmentos artísticos e estabelecer conexões. Ações como esta são muito importantes para nós, pois nos confirmam que estamos no caminho certo”, conclui.