Centro de Operações da SPTrans ganha projeto de modernização

Ação irá trazer mais segurança, eficiência e conforto no transporte oferecido aos passageiros da capital

  • Data: 04/02/2022 09:02
  • Alterado: 17/08/2023 09:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Centro de Operações da SPTrans ganha projeto de modernização

VISITA AO CENTRO DE OPERAÇÕES DA SPTRANS

Crédito:EDSON LOPES JR./SECOM

Você está em:

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, conheceu nessa quinta-feira (3) o projeto e o local do Novo Centro de Operações da SPTrans (COP), que funcionará em uma área de 3.183 m² dentro do complexo Santa Rita. Mais modernas, acessíveis e sustentáveis, as futuras instalações irão trazer mais segurança, eficiência e conforto no transporte oferecido aos passageiros que utilizam o sistema de ônibus da capital, com ações de inteligência.

“Vamos começar ainda neste ano uma grande adaptação para melhorar o sistema de monitoramento, com estrutura física e um investimento de R$ 63,7 milhões para a aquisição de softwares, sistemas de inteligência, para aprimorar tecnologicamente o sistema de controle dos 14 mil ônibus que circulam pela cidade”, disse o prefeito Ricardo Nunes.

O Novo COP contará com o Sistema de Monitoramento e Gestão Operacional do Transporte Coletivo Público da cidade de São Paulo (SMGO), que vai monitorar a frota por meio de tecnologias mais modernas embarcadas nos ônibus como câmeras, contador de passageiros, wi-fi, controle de tráfego e medição de serviços.

“A ideia também é fazer uma integração, mais ágil, com todo o sistema que envolve transporte na cidade, com a CET e a Guarda Civil Metropolitana. Um avanço muito importante para a cidade, que tem uma das maiores frotas do mundo e que acompanhará a questão tecnológica”, disse Nunes.

O projeto também conta com itens de sustentabilidade como distribuição de água de reuso, máximo aproveitamento de ventilação natural e sistema fotovoltaico para suprir parte do consumo elétrico. As obras e a aquisição dos softwares, que devem começar ainda neste ano, estão previstas para serem concluídas a partir de 2023.

Complexo Santa Rita

O projeto de modernização do COP foi apresentado durante a visita do prefeito ao Complexo Santa Rita. Localizado no Pari, região central, o equipamento ocupa uma área total de 110 mil m² com 30 mil m² de edificações, onde trabalham 650 funcionários, que monitoram toda a operação do transporte público da capital 24 horas por dia.

Fundado em 1995, o Centro de Operações (COP) é responsável pelo monitoramento dos ônibus na cidade de São Paulo. Por meio dele, a SPTrans acompanha todas as partidas e chegadas de ônibus e abastece a população com informações sobre a operação das linhas, por meio do Olho Vivo.

O monitoramento realizado atualmente no complexo Santa Rita ocorre por meio do Sistema Integrado de Monitoramento (SIM) e Olho Vivo, que transmite informações aos usuários pelos Painéis de Mensagens Variáveis (PMV) em corredores e terminais.

O setor mantém contato direto com as equipes em campo, empresas operadoras do sistema, além de órgãos externos, como a CET, PM, GCM, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Samu, empresas do transporte metropolitano, entre outras.

Dentre suas funções, o COP é a área responsável por acionar o Paese (Plano de Apoio entre empresas de Transporte Frente a situações de Emergência) quando ocorre, por exemplo, alguma falha na rede de transporte público.

Compartilhar:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados