Cento a hidrogênio

Sem revelar os nomes dos clientes, a Nikola, fabricante americana de caminhões elétricos, acaba de anunciar que recebeu cem pedidos de compra de seu modelo Tre movido a células de combustível. As entregas dos caminhões a hidrogênio estão agendadas para os últimos meses de 2023. A Nikola informou que seu caminhão movido a célula de […]

  • Data: 18/04/2023 19:04
  • Alterado: 31/08/2023 20:08
  • Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
  • Fonte: AutoMotrix
Cento a hidrogênio

Caminhão Nikola Tre movido a células de combustível

Crédito:Divulgação

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Sem revelar os nomes dos clientes, a Nikola, fabricante americana de caminhões elétricos, acaba de anunciar que recebeu cem pedidos de compra de seu modelo Tre movido a células de combustível. As entregas dos caminhões a hidrogênio estão agendadas para os últimos meses de 2023. A Nikola informou que seu caminhão movido a célula de combustível em autonomia de 800 quilômetros e um tempo estimado de reabastecimento de 20 minutos. Destinado a cargas rodoviárias industriais, o Nikola Tre tem um motor elétrico com potência equivalente a 645 cavalos e torque linear e instantâneo, característico de veículos elétricos. Os veículos movidos a células de combustível são essencialmente elétricos e utilizam o hidrogênio para a geração de sua energia. O sistema usa o hidrogênio abastecido no tanque e o oxigênio que está no ar. O hidrogênio entra em contato com a membrana da célula de combustível no polo negativo, enquanto o oxigênio alimenta o polo positivo. Quando isso acontece, ocorre uma reação química fazendo as moléculas de hidrogênio liberarem seus elétrons, gerando uma corrente elétrica, que pode alimentar diretamente o motor ou ser usada para carregar uma bateria auxiliar. O sistema utiliza um tanque de hidrogênio com capacidade para 70 quilos. Além da eletricidade gerada pelas células de combustível, o caminhão armazena, em uma pequena bateria auxiliar, a energia que vem dos esforços de frenagem, pois o motor elétrico, quando invertido na desaceleração, se transforma em um gerador. Toda a operação emite quantidade zero de gases poluentes. O produto das reações das células é a água, já que os átomos de oxigênio e de hidrogênio se combinam, formando H2O. A Nikola não divulgou o preço final do Tre, mas o mercado especula que cada unidade deva custar em torno de US$ 1 milhão

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Crédito:Divulgação Caminhão Nikola Tre movido a células de combustível

  • Data: 18/04/2023 07:04
  • Alterado:31/08/2023 20:08
  • Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
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