“Cena Agora” traz o humor como antídoto para enfrentar estes momentos difíceis
Durante duas semanas, entre cenas e espetáculos de riso e crítica, a programação recebe artistas que trabalham com o humor no universo virtual e grupos de teatro, palhaçaria e bufonaria
- Data: 20/08/2021 10:08
- Alterado: 20/08/2021 10:08
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Las Cabaças
Crédito:Divulgação
A programação de artes cênicas do Itaú Cultural dedica a última semana de agosto e a primeira de setembro ao encontro entre o riso e o pensamento crítico. Trata-se do Cena Agora Humor – O Riso como Antídoto, nova série do projeto, que acontece de 26 a 29 de agosto e de 2 a 5 de setembro (quinta-feira a domingo). Recebendo convidados com diferentes olhares, linguagens e plataformas de atuação, a proposta é provocar, com o riso, reflexões sobre questões atuais. Na semana de agosto, nomes que já trabalham o humor no universo virtual apresentam cenas inéditas de no máximo cinco minutos. Na de setembro, artistas dos palcos apresentam números de até 15 minutos para fazer rir e pensar.
O Cena Agora é um projeto que tem como proposta exibir cenas inéditas, a partir de alavancas poéticas provocadas por questões atuais. Na primeira edição, a temática foi Encruzilhada Nordeste(s): (contra)narrativas poéticas, e na segunda, Arte & Ciência: corpxs reagentes, existências em crise.
On-line e gratuitas, as atividades acontecem sempre de quinta-feira a sábado, às 20h, e no domingo, às 19h, pela plataforma Zoom. Todas as apresentações são seguidas de conversas com os elencos e mediadores – nesta edição, parte deles acompanhou também o processo criativo dos artistas para a criação das cenas. Os ingressos devem ser reservados via Sympla – mais informações em www.itaucultural.org.br.
Riso virtual
Em agosto, a programação recebe a cada dia três cenas curtíssimas de artistas que trabalham com o humor – e porque não dizer também o olhar crítico – no ambiente virtual. A exceção fica por conta de A Arte de Representação ou Como ser Verdadeiro Mentindo e Vice-versa, espetáculo apresentado na íntegra, ao vivo e on-line, por Bete Dorgam, Dagoberto Feliz e Esio Magalhães, abrindo a programação no dia 26 de agosto (quinta-feira). Na trama, os personagens Elizabeth de Queen, Dr. D. Pendy e Zabobrim são especialistas que proferem uma palestra sobre representação, mentira e verdade. A apresentação é seguida de um bate-papo do elenco com o público, mediado por Carlos Gomes, coordenador de Artes Cênicas do Itaú Cultural.
A partir de sexta-feira, 27, acontece a exibição das três cenas de no máximo cinco minutos por noite, sempre seguida de um bate-papo – que nesse dia tem mediação de Andrea Martins, produtora do Itaú Cultural. Em Consultório Virtual, de Marcos Oli, um dentista que ficou frustrado com sua profissão durante a pandemia, entra em uma consulta on-line com uma terapeuta e é aconselhado a usar estratégias de engajamento virtual, como dancinhas e vídeos cômicos, para impulsionar sua carreira.
Em Por favor, não ria – a true story, do projeto A Vida de Tina – criado pelas atrizes Isabela Mariotto e Júlia Burnier –, a personagem Tina procura histórias e depoimentos que remetam à época em que o riso era permitido e descobre estratégias de resistência ao atual regime, no qual é proibido rir. O teste, de Letícia Rodrigues – idealizadora do perfil Fracassada Atriz nas redes sociais –, retrata a saga e expectativas de uma atriz em seu primeiro teste, assim como as peripécias do universo dos testes artísticos.
MACBETH – a peça brasileira escocesa de William Shakespeare, que integra o projeto Quarentena Filmes, do ator cearense Walmick de Holanda, integra a programação do sábado, dia 28. Nesta adaptação bem humorada da obra shakespeariana, bonecos da cultura pop dão vida à história do general Macbeth, que após a profecia de que seria um monarca, assassinou o Rei Duncan e se transformou em um rei tirano e cruel.
Em Eu tô bem! Eu tô bem? a atriz paulista Érica Ribeiro parte da simples e automática pergunta “Você está bem?” para pensar sobre o despreparo para uma resposta sincera à questão, principalmente em meio ao caos de uma realidade pandêmica, que faz chorar e rir. Por fim, em A história de Glauber Rocha na Versão do Cêro, o ator baiano Ivan Mesquita retrata passagens da vida do cineasta conterrâneo, em um tom descontraído e bem-humorado. A programação conta, ainda, com um papo com os convidados, conduzido pelo produtor do Itaú Cultural Felipe Sales.
A primeira semana fecha no domingo, dia 29, com a exibição de mais três cenas a partir das 19h, seguida de uma conversa mediada pelo ator Bernardo de Assis. Uma delas é A Influência do Mal, do jornalista e roteirista carioca Adalberto Neto. Nela, Neide e Netinho recebem a visita de uma parente, influenciadora digital, que alega saudades, mas que é desmascarada ao gravar um vídeo dizendo que tinha de sair de casa porque contraiu Covid e não queria contaminar seus pais.
Em Inquérito 2022, da também carioca Thamirys Borsan, um réu presta esclarecimentos sobre assassinatos em série dos quais é acusado, mas aponta outro culpado. Na última cena, Travestis no Comando da Nação, da cineasta e atriz pernambucana Galba Gogóia, uma travesti preside a nação pela primeira vez na história, e em seu discurso de posse assume o compromisso com o fim do “Cistema”.
Artistas do palco
Na semana seguinte, de 2 a 5 de setembro (quinta-feira a domingo), o Cena Agora Humor tem mais uma rodada de programação, desta vez com duas cenas inéditas por noite, criadas por grupos de teatro, palhaçaria e bufonaria. Elas têm no máximo 15 minutos e são seguidas de conversa com os elencos, mediadas por artistas que também foram provocadores das cenas.
Na quinta-feira, dia 2, o grupo cearense As 10 Graças de Palhaçaria apresenta Faz-me Rir no Foguete das 10 Graças, na qual convida povos errantes em geral a fazerem o mundo sorrir, abraçando todas as oportunidades. Na mesma noite – cujo bate-papo tem a artista Suzana Aragão como mediadora –, a trupe catarinense Cirquinho do Revirado apresenta Julia: Não é Fácil Ter Pernas. Em cena, a dupla Júlia e Palheta gira em vão por este mundo pandêmico em busca de plateia, e perguntam: “o que é um vírus pra quem já é micróbio?”
Companhias de extremos diferentes do país integram a programação do dia 3, sexta-feira. Do Pará, Las Cabaças apresentam O Contrato, cena com pitadas de ironia na qual Bifi conta a Quinan, que recebeu a irrecusável proposta para comprar um terreno na Floresta Amazônica. Mas deixa a amiga indignada, porque essas terras já têm dono.
O outro número, Valdorf Desabafa, vem do Rio Grande do Sul, com a atriz Aline Marques. Nele, o menino Valdorf conta suas experiências na pandemia, recapitulando um importante momento de sua carreira de cientista amador e etapas vividas nas aulas remotas. A noite fecha com as trocas e reflexões mediadas pela atriz Bete Dorgam.
Lais e Pete é uma das cenas do sábado, 4, cujo papo posterior é conduzido pelo encenador cearense Alysson Lemos. Nessa série brasileira produzida pelo coletivo carioca Arame Farpado, composto por Lais Lage e Peterson Oliveira, a história narra a busca de uma atriz-negra-bissexual e de um ator-negro-gay da periferia por um senso de identidade cultural dentro do audiovisual predominantemente hétero-branco-rico.
O outro convidado do dia é a Trupe Lona Preta, de São Paulo, com palhaços em crise em Entrenós. Na trama, os poderosos cantam aos quatro ventos sua liberdade. Mas diante da guerra cotidiana da reprodução da vida, uma questão emerge: “quem é o inimigo?”
No domingo, 5, o Cena Agora Humor fecha a programação com mais olhares para as questões de gênero e com bate-papo conduzido pela atriz Letícia Rodrigues. BALD&AÇÃO, das drags Mulher Barbada (Rodrigo Ferreira) & Deidiane Piaf (Denis Lacerda), reúne cenas recheadas de deboche, politicagem, dublagens e caricatismo. Em uma comparação ao feed de notícias nas redes sociais, falam da vida que se arrasta para cima, na velocidade de um meme, onde o grande desafio é ser artista e brasileiro.
O grupo Circo di SóLadies, por sua vez, apresenta Chá de Revelação, que parte de um momento tão esperado e cheio de expectativas na vida de muitas pessoas: o nascimento de uma criança. Menino ou menina? Rosa ou azul? Na cena, Augustine vivencia momentos de transformação diante dos estereótipos de gênero impostos a si pela sociedade, provocando uma reflexão sobre a existência.
SERVIÇO:?
Cena Agora Humor – O Riso como Antídoto
Semana 1:
De 26 a 28 de agosto (quinta-feira a sábado), às 20h
Dia 29 de agosto (domingo), sempre às 19h
Semana 2:
De 2 a 4 de setembro (quinta-feira a sábado), às 20h
Dia 5 de setembro (domingo), sempre às 19h
Pela plataforma Zoom. Ingressos via Sympla.
Mais informações em: www.itaucultural.org.br