Cemitérios Santo Amaro e São Paulo recebem visitas mediadas neste sábado (18)

Passeios gratuitos compõem a Semana Nacional de Museus; participantes poderão contribuir com doações para o Rio Grande do Sul

  • Data: 15/05/2024 10:05
  • Alterado: 15/05/2024 10:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Cortel SP
Cemitérios Santo Amaro e São Paulo recebem visitas mediadas neste sábado (18)

Museu a céu aberto - Passeio ajuda a contar histórias e curiosidades da cidade

Crédito:Divulgação Cortel SP

Você está em:

Na programação da 22ª edição Semana Nacional de Museus, cemitérios Santo Amaro e São Paulo, ambos administrados pela concessionária Cortel SP, sediam visitas mediadas neste sábado (18), às 10h e 18h, respectivamente. Promovida pela Abec, a Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, a ação objetiva fortalecer os espaços como fontes de história e ativos para colaborar na preservação da memória paulista e brasileira.

Os passeios são capitaneados pela historiadora, doutora e mestre em Artes Visuais, Viviane Comunale, e o advogado e influenciador Thiago de Souza, criador do projeto “O que te assombra?”. Durante o percurso, a dupla, que também é parceira da Cortel SP em passeios mensais, conta detalhes de artes tumulares, dos artistas envolvidos e de personalidades que descansam nas unidades.

“Os cemitérios atendem ao tema ‘Museus, Educação e Pesquisa’ deste ano, já que são fontes museológicas e de conhecimento. Trazemos elementos de pesquisadores sobre arte tumular e apoiamos o objetivo da Abec para que os cemitérios se tornem objetos de museologia. Além disso, as ações ajudam a promover um outro olhar para esses espaços”, resume Viviane.

Tido como verdadeiros museus a céu aberto, os cemitérios abrigam parte da história da capital paulista. As visitas ajudam a contar histórias de alguns “milagreiros” – como Bento do Portão, Alzira, Noeminha e Vó Angelina, que repousam no Cemitério Santo Amaro – e ratificar a importância de renomados artistas, como Julio Guerra, Victor Brecheret e Nicola Rollo – os dois últimos no Cemitério São Paulo. A Necrópole SP também abriga alguns famosos. Entre eles, José Mojica Marins, ator e cineasta; Antônio Abujamra, dramaturgo; e Arthur Friedenreich, a primeira grande estrela do futebol brasileiro.

SOS Rio Grande do Sul

De origem gaúcha, o grupo Cortel SP mantém suporte aos atingidos pelas enchentes no RS. Interessados podem doar alimentos, roupas, água, fraldas e itens de higiene, de forma presencial, nas cinco unidades administradas ou colaborar via Pix 51-99591-6323. Confira os endereços de coleta:

  • Cemitério Araçá, Avenida Dr. Arnaldo, 666 – Pacaembu
  • Cemitério São Paulo, Rua Cardeal Arcoverde, 1250 – Pinheiros
  • Cemitério Dom Bosco, Estrada dos Pinheirinhos, 860 – Perus
  • Cemitério Santo Amaro, Rua Min. Roberto Cardoso Alves, 186 – Santo Amaro
  • Cemitério Vila Nova Cachoeirinha, Avenida João Marcelino Branco – Vila Nova Cachoeirinha

Serviço

-Visita mediada no Cemitério Santo Amaro

18/05/24, às 10h

-Visita mediada no Cemitério São Paulo

18/05/24, às 18h

As atividades são gratuitas e abertas ao público. Interessados devem confirmar presença via internet:

-Santo Amaro: https://doity.com.br/22-semana-nacional-de-museus–visita-mediada-cemitrio-santo-amaro

-São Paulo: https://doity.com.br/22-semana-nacional-de-museus–visita-mediada-necrpole-so-paulo-noturno

Compartilhar:

  • Data: 15/05/2024 10:05
  • Alterado:15/05/2024 10:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Cortel SP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados