Cássia Kiss apresenta espetáculo inspirado em Manoel de Barros _x000D_
Em sinergia com a Ocupação que homenageia o poeta matogrossense, o Itaú Cultural recebe a recém-estreada peça Meu quintal é maior que o mundo, que tem como base textos do escritor
- Data: 25/03/2019 09:03
- Alterado: 25/03/2019 09:03
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Crédito:Gal Oppido
Nos dias 30 de março a 1 de abril (sábado a segunda-feira), o Itaú Cultural apresenta programação especial ligada à Ocupação Manoel de Barros, mostra em cartaz até o dia 7 de abril. Começa no fim de semana com a peça Meu quintal é maior que o mundo, novo projeto de Cássia Kis, estreado em fevereiro, em São Paulo. Responsável por reconectar a atriz aos palcos, o espetáculo nasceu de uma relação estreita dela com a obra e a figura do poeta mato-grossense. Na segunda-feira, ela participa da primeira edição do ano do Camarim em Cena, ação na qual artistas compartilham com o público seus rituais quando se preparam para entrar em cena. A mediação é da crítica teatral Beth Néspoli, do site Teatro jornal.
Cássia Kis passou a ter contato com a obra de Manoel de Barros (1916-2014) no início dos anos 1980. A partir de então, se tornou uma leitora voraz dos poemas do escritor, com quem passou a se corresponder e de quem virou amiga. A atriz foi uma das convidadas pelo Itaú Cultural para gravar depoimento para o hotsite da Ocupação Manoel de Barros (www.itaucultural.org.br/ocupacao), onde o público encontra, ainda, textos e fotografias sobre o homenageado.
Após quatro décadas alimentando o desejo de criar uma versão para o teatro da obra de Manoel de Barros, Cássia cuidadosamente fez de Meu quintal é maior que o mundo um marco importante de sua carreira nos palcos, marcando seu retorno ao teatro após um hiato de 10 anos. Para tanto, convidou Ulysses Cruz para assinar a direção e dividir com ela o roteiro do espetáculo.
Cruz montou a peça como uma prosa poética, na contramão dos espetáculos criados atualmente, e convidou o músico Gilberto Rodrigues para compor a atmosfera sonora do espetáculo, interpretada ao vivo. Além da execução musical, Rodrigues assumiu a direção e criação musical do espetáculo.
A peça se passa em um quintal, representado no palco por um tapete, no qual Cássia interpreta quatro diferentes personagens: um menino com 5 anos, um jovem de 15, um homem de 40 e um idoso de 85. Para atender à pesada demanda corporal exigida da atriz no palco, Cruz entregou a Cynthia Garcia, discípula do bailarino e coreógrafo Ivaldo Bertazzo, a direção de movimento do espetáculo, que é arrematado pelo trabalho de Nicolas Caratori como light designer.
Bastidores
Inaugurando a série Camarim em Cena deste ano, na segunda-feira, 1 de abril às 14h, Cássia conversa com o público sobre seus rituais e sua preparação antes de subir aos palcos e sobre sua trajetória, escolhas e trabalhos de criação de personagens. Todo o bate-papo em registro audiovisual feito pela equipe do Itaú Cultural.
A mediação é de Beth Néspoli. Jornalista, crítica e doutora em artes cênicas pela USP, ela edita o site Teatrojornal – Leituras de Cena. Tem artigos publicados nas revistas Cult, Sala Preta e no livro O ato do espectador (Hucitec, 2017). Entre 1995 a 2010 atuou como repórter e crítica no jornal O Estado de S.Paulo, e de 2003 a 2008 foi comentarista de teatro na Rádio Eldorado. Realizou a cobertura de mostras nacionais e internacionais, e foi jurada dos prêmios Governador do Estado de São Paulo, Shell, Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e Prêmio Itaú Cultural 30 anos.
Ficha Técnica
Concepção e direção geral: Ulysses Cruz
Adaptação do texto: Cássia Kis e Ulysses Cruz
Direção de produção: Gustavo Nunes
Cenário e figurinos: Ulysses Cruz
Direção e criação musical: Gilberto Rodrigues
Execução musical: Gilberto Rodrigues
Fotografia e design: Gal Oppido
Assistente de design: Marina Engelhardt
Design do convite: Marcio Oliveira – Graphix
Luz: Nicolas Caratori
Direção de movimento: Cynthia Louzada Garcia
Costureira: Judite de Lima
Adereços: Luis Rossi
Assessoria de imprensa: Cris Rio Branco – Palavra Comunicação
Equipe turbilhão de ideias: Lucia Souza, Helber Santa Rita, Julliana Della Costa, Glauce Carvalho, Jessica Veiga
Produção executiva São Paulo: Arte & Atitude – Monique Mendonça, Isabel Gomez,
Renata Bento, Andreia Besteiro
Produção geral: Turbilhão de Ideias Entretenimento
SERVIÇO
Meu quintal é maior que o mundo
Com Cássia Kis
Dia 30 de março (sábado), às 20h
Dia 31 de março (domingo), às 19h
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Sala Itaú Cultural (224 lugares)
Interpretação em Libras
Camarim em Cena com Cássia Kis
Mediação: Beth Néspoli
Dia 1 de abril (segunda-feira), às 14h
Duração: 120 minutos
Classificação indicativa: Livre
Sala Multiúso (40 lugares)
Classificação indicativa: Livre
Interpretação em Libras
Ocupação Manoel de Barros
Até 7 de abril
Terças-feiras a sextas-feiras, das 9h às 20h (permanência até as 20h30)
Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
Piso térreo
Classificação indicativa: Livre
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô