Casamento LGBT+ se torna legal em todo o México

Votação com 23 votos a favor, 12 contra e 1 abstenção

  • Data: 27/10/2022 11:10
  • Alterado: 27/10/2022 11:10
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo
Casamento LGBT+ se torna legal em todo o México

MEX8139. CIUDAD VICTORIA (MÉXICO), 26/10/2022.- Integrantes de la comunidad LGBTI se manifiestan hoy, en el congreso del estado en Ciudad Victoria, Tamaulipas (México). El Congreso del norteño estado de Tamaulipas aprobó este miércoles las reformas que dan legalidad a los matrimonios entre personas del mismo sexo, conocidos como igualitarios, con lo que los este enlace ya es legal en los 32 estados que conforman México. EFE/ José Martínez

Crédito:Reprodução

Você está em:

O casamento homoafetivo foi aprovado na noite desta quarta-feira 25, pelo Congresso de Tamaulipas, no norte do México. Essa é a última das 32 entidades federativas mexicanas a legalizar a união entre pessoas do mesmo sexo. Aos gritos de “Sim, pode!”, manifestantes favoráveis à reforma do Código Civil estadual comemoraram o resultado da votação, que terminou com 23 votos a favor, 12 contra e 1 abstenção.

A sessão aconteceu em meio a canções e gritos de grupos que defendiam lados opostos. Eles se reuniram na sacada do plenário. Em alguns momentos, a movimentação interrompeu a discussão e obrigou os parlamentares a se deslocarem para outra sala para encerrar o debate.

A deputada Nancy Ruíz Martínez, promotora da proposta legislativa, salientou que é uma luta de anos que custou lágrimas, esforço e dor a pessoas que em algum momento foram excluídas. “Agora, desta tribuna mais alta, reitero: não há pessoas de primeira ou segunda classe, todas as pessoas devem usufruir deste direito”, ressaltou a parlamentar.

Além de Tamaulipas, o Congresso de Guerrero, no sul do México, também havia aprovado uma reforma semelhante 24 horas antes, na terça-feira, 24. Há dois dias, o Congresso de Tabasco também aprovou as reformas para o casamento igualitário e, no último dia 11 de outubro, o Estado do México tornou-se a 29ª entidade a aprovar a união entre pessoas do mesmo sexo.

Compartilhar:

  • Data: 27/10/2022 11:10
  • Alterado:27/10/2022 11:10
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados