Casa Mário de Andrade celebra a vida e obra do patrono do museu com o evento Semana Mário em Foco
Localizada na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo, a instituição presta homenagem ao modernista, na semana de seu aniversário, com programação gratuita e para diferentes públicos
- Data: 25/09/2024 20:09
- Alterado: 25/09/2024 20:09
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Mário de Andrade com família e parentes em Araraquara, sem data, Coleção particular, Acervo IEB-USP; Mário de Andrade lendo no divã, sem data, Acervo IEB-USP; Mário de Andrade na inauguração de exposição no Theatro Municipal, 1937
Crédito:IEB-USP
A Casa Mário de Andrade, museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciado pela Organização Social Poiesis, realiza de 8 a 12 de outubro mais uma edição da Semana Mário em Foco, evento em homenagem à vida e obra do escritor, poeta, músico e gestor público, Mário de Andrade.
A celebração deste ano traz o tema “As imagens de Mário”, visando apresentar para o público as diversas facetas deste intelectual paulista, por isso a programação terá discussões aprofundadas, atividades lúdicas e atrações culturais que abordam as diferentes atuações de Mário de Andrade. A curadoria foi realizada pela equipe do museu.
O evento abre no dia 08 de outubro a partir das 19h com o bate-papo Mário no Trabalho – Gestão Pública Cultural. A atividade, comandada pela cientista social e museóloga, Vera Lúcia Cardim e Luiz Roberto, professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA – USP), discute uma das facetas menos conhecidas de Mário de Andrade: a de Gestor Público, abordando sua atuação à frente do Departamento de Cultura da Cidade de São Paulo na década de 1930, além de trazer os principais projetos implementados durante a sua gestão e o legado de Mário de Andrade para as políticas culturais do Brasil.
Já no dia do aniversário do poeta, 9 de outubro, a partir das 19h, as pesquisadoras Viviane Aguiar e Laura Escorel realizam a conversa Mário em Família – Entre Lopes Chaves e Araraquara, que abordaum lado mais íntimo do modernista: seus laços afetivos, hábitos e convivência familiar na residência localizada na rua Lopes Chaves, onde morou com sua mãe. A atividade traz ainda as relações e visitas aos parentes que viviam no interior do estado, destacando a importância desse convívio para a vida e produção do escritor.
Com inspiração nas fotografias de Mário de Andrade, no dia 10 de outubro, às 19h, a professora e pesquisadora de história do vestuário e da moda, Carolina Casarin guiará a oficina Mário e seu Guarda Roupa – A Roupagem de um Modernista. Nesta atividade, os participantes poderão desenhar modelos de roupas inspirados nas ideias de Mário, além de discutir estética e moda no modernismo.
A fim de mostrar o lado “fotógrafo” do escritor, no dia 11 de outubro, às 19h, acontece a atividade Mário em Casa – E se Mário tivesse um celular? com Arthur Major, pesquisador do museu, e Daniela Cordeiro, pesquisadora convidada e fotógrafa. Nesta oficina, os participantes poderão explorar o olhar único do poeta por meio de suas próprias fotografias, e em seguida, aprenderão formas de fazer fotografias com o celular, capturando detalhes do espaço durante a visita ao museu. As fotos produzidas serão selecionadas e exibidas em exposição online, por meio da rede social Instagram, fazendo com que o público se relacione com a obra de Mário de Andrade de forma interativa e contemporânea.
E durante a Semana Mário em Foco acontece ainda o show Nissá, com a intérprete, cantora e autora de mesmo nome, no dia 12 de outubro, às 16h. A artista, que nasceu e cresceu na periferia da Zona Sul de São Paulo, participou do projeto social GURI Santa Marcelina e depois estudou Canto Popular na EMESP Tom Jobim, participando também do Coral Jovem do Estado. As canções da Nissá têm influências de suas origens nordestinas e de artistas como Djavan e Luedji Luna. Ela canta pop/soul e brasilidades com o grupo Trio Café e está desenvolvendo seu primeiro EP, que aborda temas como auto amor e feminismo.
E a programação finaliza com a projeção do filme “Vamembolá”, em parceria com o museu Casa Guilherme de Almeida. A exibição acontece no dia 12 de outubro, às 19h, seguida de um bate-papo com os diretores do curta. O filme conta a vida do embolador de coco potiguar Chico Antônio, que ficou conhecido após Mário de Andrade registrar um encontro com ele no livro “O Turista Aprendiz”, em 1929, e traz depoimentos, memórias, lembranças e sentimentos de artistas, amigos, familiares, e do próprio Chico Antônio, de forma experimental e musical.
E mais! Visitas mediadas diariamente pelo Educativo do museu
A partir do dia 12 de outubro, às 15h30, o Educativo da Casa Mário de Andrade passa a oferecer horários de visitas mediadas para o público espontâneo do museu, de terça a sexta-feira, às 11h30 e 15h30 e aos finais de semana, às 15h30. Quando estiver pela Barra Funda, não deixe de visitar a casa do Mário de Andrade!
Acompanhe a programação completa no site Casa Mário de Andrade
Serviço:
Semana Mário em Foco – “As imagens de Mário” (8 a 12 de outubro)
MÁRIO NO TRABALHO – GESTÃO PÚBLICA CULTURAL
Com Vera Lúcia e Luiz Roberto
Terça-feira, 8 de outubro, das 19h às 21h
Público: acima de 18 anos
Atividade presencial e transmitida ao vivo pelo canal de YouTube
Inscrição no link – Prazo: xx
Vagas presenciais: 40
MÁRIO EM FAMÍLIA – ENTRE LOPES CHAVES E ARARAQUARA
Com Viviane Aguiar e Laura Escorel
Quarta-feira, 9 de outubro, das 19h às 21h
Público: acima de 18 anos
Atividade presencial e transmitida ao vivo pelo canal de YouTube
Inscrição no link – prazo: 9/10
Vagas presenciais: 40
MÁRIO E SEU GUARDA-ROUPA – A ROUPAGEM DE UM MODERNISTA
Com Carolina Casarin
Quinta-feira, 10 de outubro, das 19h às 21h
Público: acima de 16 anos
Atividade presencial
Inscrição no link – prazo: 10/10
Vagas: 40
E SE MÁRIO TIVESSE UM CELULAR?
Com Daniela Cordeiro e Arthur Major
Sexta-feira, 11 de outubro, das 19h às 21h
Público: acima de 16 anos
Atividade presencial
Inscrição no link – prazo: 11/10
Vagas: 30
SHOW – NISSÁ
Com NISSÁ
Sábado, 12 de outubro, das 16h às 17h
Público: LIVRE
Ingressos retirados por ordem de chegada na recepção do museu
Vagas: 40
PROJEÇÃO DO FILME “VAMEMBOLÁ”
Direção de Lucila Meirelles e Cid Campos
Sábado, 12 de outubro, das 19h às 21h
Público: acima de 18 anos
Em parceria com a Casa Guilherme de Almeida
Após a exibição, haverá um bate-papo com os diretores do filme
Ingressos retirados por ordem de chegada na recepção do museu
Vagas: 40
Educativo
VISITAS MEDIADAS AO PÚBLICO ESPONTÂNEO
Início: 12 de outubro, às 15h30
Horários:
De terça a sexta-feira, em dois em períodos: 11h30 e 15h30
Sábados e domingos em um único período: 15h30
Faixa etária: livre
Ingressos deverão ser retirados por ordem de chegada na recepção do museu
Vagas por visita: 20
—-
Funcionamento do museu: terça-feira a domingo, inclusive feriados, das 10h às 17h30 com permanência até às 18h
Endereço: Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda
Contato: 11 4096-9900 – ramal 9854; ou pelo e-mail disponível no site.
Acessibilidade: rampas de acesso, placas em Braille nas portas, elevador, piso podotátil e banheiros adaptados para pessoas com deficiências.
Programação gratuita