Casa Guilherme de Almeida realiza evento em homenagem ao patrono do museu
Realizado anualmente no mês de julho, o “Guilherme de Almeida em Cena” presta tributo ao escritor com atividades que revelam sua pluralidade
- Data: 12/07/2023 14:07
- Alterado: 12/07/2023 14:07
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Guilherme de Almeida
Crédito:Divulgação/Domínio Público
A Casa Guilherme de Almeida realiza mais uma edição do Guilherme de Almeida em Cena — evento que homenageia o patrono do museu no mês de seu nascimento e falecimento. Neste ano, o tributo ao poeta acontece durante todo o mês de julho, com atividades que celebram a multiplicidade do escritor que também foi crítico de cinema, tradutor e participante ativo da Revolução Constitucionalista de 1932, entre outras atuações.
Para abrir a programação, no dia 9 de julho (feriado estadual em memória à Revolução de 1932), das 14h às 15h, o Núcleo de Ação Educativa do museu preparou a visita temática O Poeta da Revolução. A atividade, comandada pelos educadores Débora Paneque e Rodrigo Vieira, pretende destacar a participação de Guilherme de Almeida no evento, além de objetos do acervo da Casa que marcam este período. Para participar é necessário se inscrever no link.
Já no dia 13 de julho, das 19h às 21h, acontecerá a atividade Imagens da Revolução de 1932, com Thais Chang Waldman, Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Os participantes poderão conhecer as questões desse período a partir da análise de documentos, as diferentes narrativas que há em torno da figura do Bandeirante, além da influência deste personagem na história de São Paulo. Para se inscrever clique aqui.
Complementando a atividade anterior, Thais Chang Waldman também guiará o público num Encontro Peripatético — baseado no conceito aristotélico de ensinar passeando — que percorrerá o Monumento às Bandeiras e o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32. A atividade Parque do Ibirapuera e a Revolução de 1932 está programada para o dia 15 de julho, das 10h às 13h, e os interessados já podem se inscrever no link.
A fim de explorar curiosidades do acervo de Guilherme de Almeida preservado no próprio museu, o bate-papo sobre o tema Por dentro dos arquivos: uma curiosa peregrinação será no dia 19 de julho, das 19h às 21h. Conduzida por Marlene Laky, jornalista pela PUC-CAMP, conservadora-restauradora formada pelo SENAI e técnica de preservação e restauração de livros no museu, a atividade abordará objetos variados e até íntimos do poeta que contam histórias esquecidas, como papéis de bala e um pequeno calendário com anotações. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.
Finalizando a programação em homenagem ao escritor, Guilherme Lopes Vieira, doutorando em Ciência da Informação e mestre em História, ambas as especializações pela USP, fala sobre o processo de musealização da Casa de Guilherme de Almeida durante a década de 1970, em plena ditadura militar no Brasil. A palestra Casa Guilherme de Almeida: A musealização de uma biografia acontece no dia 26 de julho, das 19h às 21h, com inscrições disponíveis no link.
O museu Casa Guilherme de Almeida é um equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e gerenciado pela Poiesis.