Casa das Rosas e Casa Mário de Andrade promovem atividades literárias durante agosto
A programação dos Museus-Casas Literários terá saraus, performance, curso e evento especial dedicado à obra de Haroldo de Campos
- Data: 24/07/2020 18:07
- Alterado: 24/07/2020 18:07
- Autor: Redação
- Fonte: Poiesis
Casa das Rosas
Crédito:André Hoff
Os museus Casa das Rosas e Casa Mário de Andrade, equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciados pela Poiesis, estão com as inscrições abertas para atividades literárias on-line e gratuitas.
No dia 1 de agosto, sábado das 16h30 às 18h, Pascoal da Conceição encena a performance Mário de Andrade desce aos infernos. O nome é título de um poema de Carlos Drummond de Andrade escrito em memória ao autor modernista. A performance inclui trecho da conferência de 1942, na qual Mário conta sobre sua inspiração dos poemas que inauguraram a Semana de Arte Moderna de 22. Na sequência, Conceição recita e interpreta “A Meditação sobre o Tietê”, o último poema do autor. A atividade será desenvolvida na plataforma Google Hangouts Meet. Para realizar sua inscrição, clique aqui.
No mesmo dia, das 19h às 21h, o sarau A plenos pulmões da Casa das Rosas tem o objetivo de incentivar a literatura escrita e falada. O microfone, mesmo em período de distanciamento social, ficará aberto para todos no formato online do sarau. Na edição de agosto, a convidada é Marah Mends, do coletivo “Poesia é da hora”. O sarau será realizado em videoconferência, o acesso está sujeito à capacidade de conexão. Caso o participante queira realizar uma leitura durante o sarau, basta preencher o formulário clicando aqui.
O curso Introdução ao Ensaio, ministrado por Julio Mendonça, introduzirá as questões que fazem do ensaio um gênero em permanente transformação e resistente a definições. O ensaio é o gênero literário no qual – sem total autonomia estética, mas próximo dela – os conceitos buscam explorar questões e paradoxos com a liberdade do pensamento especulativo. Os encontros serão às quartas-feiras, de 5 a 12 de agosto, das 19h às 21h. As inscrições devem ser feitas por meio deste link até o preenchimento das vagas. O acesso ao ambiente em que serão realizadas as aulas será enviado para o e-mail cadastrado na ficha de inscrição e aos participantes que atingirem o mínimo de 75% de frequência serão enviados certificados.
Sábado, dia 15, a Casa das Rosas volta com mais uma proposta de sarau, intitulado Sarau Sem Fronteiras, o encontro será um espaço entre escritores latino-americanos. O formato online será aproveitado para transpor fronteiras e criar um espaço de livre compartilhamento poético. A atividade acontecerá das 19h às 21h, por videoconferência.
Nos dias 19 e 20 de agosto, a Casa das Rosas promove o evento anual Hora H, em homenagem à obra e à memória de Haroldo de Campos, patrono do museu. A celebração tradicional reúne poetas, tradutores, pesquisadores, compositores e amigos para ler poemas e traduções ou interpretar músicas compostas a partir de seus textos. Este ano os encontros serão transmitidos na página da Casa das Rosas no Facebook e no YouTube.
SERVIÇO
Casa Mário de Andrade
Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo
Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Acessibilidade: rampa de acesso ao andar térreo e fraldário móvel.
Durante o distanciamento social devido à Covid-19, toda a programação está sendo realizada de forma virtual.
Performance
MÁRIO DE ANDRADE DESCE AOS INFERNOS – Casa Mário de Andrade
Com Pascoal da Conceição e convidados
Sábado, 1 de agosto, das 16h30 às 18h
Plataforma: GoogleMeet
Inscrição: http://poiesis.org.br/maiscultura/museus_casas_literar/mario-de-andrade-desce-aos-infernos/
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447
Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)
Acessibilidade: rampa de acesso e elevador
Durante o distanciamento social devido à Covid-19, toda a programação está sendo realizada de forma virtual.
Sarau
“A PLENOS PULMÕES” – Casa das Rosas
Curadoria: Paulo D’Auria
Sábado, 1 de agosto, das 19h às 21h
Plataforma: GoogleMeet
Caso queira realizar uma leitura durante o sarau, preencha o formulário
Curso
INTRODUÇÃO AO ENSAIO – Casa das Rosas
Com Julio Mendonça
Quartas-feiras, 5 e 12 de agosto, das 19h às 21h
Plataforma: GoogleMeet
Quartas-feiras, 5 e 12 de agosto de 2020, das 19h às 21h
Inscrição:https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/649c73a98a5b1f897c05b5f18593354d
Sarau
SARAU SEM FRONTEIRAS – Casa das Rosas
Com Paulo Ferraz e poetas latino-americanos
Sábado, 15 de agosto, das 19h às 21h
Plataforma: GoogleMeet
Evento Especial
HORA H
Dias 19 e 20 de agosto, às 19h
Plataforma: Facebook e no YouTube.
SOBRE A CASA DAS ROSAS
A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.
SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE
A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.
SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.