Carretas-móveis levarão laboratórios de mamografia para o interior São Paulo
Ação especial realizou 386 mamografias na Semana da Mulher em unidades estacionadas em Taboão da Serra e no Memorial da América Latina, na capital paulista
- Data: 11/03/2023 14:03
- Alterado: 11/03/2023 14:03
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria de Políticas para a Mulher
A secretária Sonaira Fernandes e a primeira dama Cristiane Freitas acompanharam o trabalho das equipes de saúde
Crédito:SP Mulher
No último dia de ação especial, as carretas de mamografia do programa “Mulheres de Peito”, estacionadas desde o início da semana em Taboão da Serra e na Capital receberam a visita da primeira-dama Cristiane Freitas e da secretária de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes, na manhã deste sábado. A população recebeu o anúncio de que os equipamentos vão percorrer o Estado de São Paulo oferecendo exames gratuitos e sem burocracia.
Fazendo parte das ações do Mês da Mulher programadas pelo Governo de São Paulo, as duas carretas do programa da Secretaria da Saúde realizaram 386 atendimentos, entre os dias 6 a 11 de março.
As próximas cidades a receberem as carretas de mamografia serão Ilha Comprida, de 13 a 25 de março e Presidente Prudente, no período de 13 de março a 8 de abril.
“Hoje foi um dia produtivo, pois tivemos grande adesão das mulheres nos atendimentos. Disponibilizar as carretas nos finais de semana dá oportunidade à mulher, que tem uma rotina intensa, a cuidar da sua saúde”, avaliou a secretária Sonaira Fernandes.
O programa “Mulheres de Peito” têm por objetivo incentivar mulheres a realizar o exame para diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama.
As carretas oferecem exames de mamografias gratuitamente para mulheres de 50 a 69 anos sem necessidade de pedido médico ou agendamento. Para ter acesso ao serviço, basta apresentar RG e cartão SUS.
As mulheres com idade entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos também podem passar por consultas, desde que apresentem a solicitação médica do exame, RG e cartão do SUS.
Os exames são realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados.
As unidades móveis atendem 50 pessoas por dia e por ordem de chegada, e aos sábados, são 25 atendimentos também por ordem de chegada.