Carga de Euforia

Na Fenatran 2019, o otimismo com a recuperação das vendas de caminhões no Brasil dá o tom

  • Data: 15/10/2019 17:10
  • Alterado: 15/10/2019 17:10
  • Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
  • Fonte: Agência AutoMotrix
Carga de Euforia

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Nos últimos anos, o segmento de caminhões tornou-se o que mais cresceu no setor automotivo brasileiro. A boa fase justifica o tom festivo que marca a 22a edição da Fenatran, o Salão Internacional de Transporte Rodoviário de Carga que acontece de 14 a 18 de outubro no São Paulo Expo, na capital paulista. Para 2019, as vendas de caminhões novos ultrapassarão as 102 mil unidades. Pode parecer pouco diante das 172.628 unidades emplacadas em 2011, o melhor ano da história da indústria de caminhões no Brasil. Mas é um volume que não se vê desde 2014, quando foram comercializados 136,2 mil caminhões. Depois disso, as vendas despencaram em 2015 e caíram ainda mais em 2016, quando foram emplacados apenas 48.745 caminhões. Em 2017, começou uma tímida retomada, com 3,5% de crescimento sobre o ano anterior. No entanto, em 2018, o mercado de caminhões se expandiu em impressionantes 47%. Em 2019, nos nove primeiros meses, evoluiu 40,64% em relação ao mesmo período do ano passado.

A retomada das vendas de caminhões se reflete na modernização dos produtos. A Mercedes-Benz apresentou duas novas versões da recém-lançada geração do pesado Actros, que trazem o inédito motor OM 471 de 530 cavalos e se diferenciam por não apresentar espelhos externos convencionais e sim retrovisores digitais, oferecidos como opcionais. No estande da Volvo, os destaques são o The Iron Knight, o caminhão mais veloz do mundo, e a série especial quarenta anos do FH, comemorativa das quatro décadas da marca no Brasil. A Volvo ainda anunciou que investirá em caminhões elétricos no mercado brasileiro na próxima década. Na Scania, a principal atração é o caminhão R410 da nova geração movido a gás, que já pode ser encomendado pelos clientes. A Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou o início da produção, a partir de 2020, dos caminhões elétricos e-Delivery, destaque da Fenatran de 2017. E ainda exibe os novos Delivery 11.180 4×4 e Constellation 33.440 Tractor. Dentro de sua estratégia de crescimento gradual no país, a holandesa DAF mostra a Série Silver do XF.

Embora não apresente o vigor do setor de caminhões, o segmento de furgões trouxe novidades. A Iveco lança a nova Daily, enquanto a Mercedes-Benz contra-ataca com a nova Sprinter, que inclui tecnologias autônomas de segurança inéditas no segmento. Já o Grupo PSA dribla o foco em transporte de cargas e trouxe como principal novidade o Jumper Minibus e o Boxer Minibus, versões de passageiros dos furgões grandes das marcas Citroën e Peugeot.

Diversas empresas ligadas à cadeia produtiva do setor de caminhões também expõem suas inovações tecnológicas. A FPT exibe o Cursor X, um motor que aceita diferentes fontes de energia, como elétrica, gás natural e hidrogênio. A Dana apresenta tecnologias aplicadas ao caminhão-protótipo City Delivery Dana, com motor elétrico. Já a Cummins mostra o L9N Near Zero, com 320 cavalos, considerado o motor a combustão mais limpo do mundo. A Goodyear lança o Total Solution, nova plataforma online para gestão dos pneus de frotas, e o pneu Urban Max na medida 215/75R17.5, para aplicação em micro-ônibus e caminhões de entrega (VUC’s). A ZF estreia uma nova direção com assistência elétrica para veículos pesados. E a Suspensys revela o eixo especial e-sys, com sistema de tração auxiliar elétrica – a carreta recupera e armazena a energia e auxilia o caminhão a transpor aclives, com economia de combustível de até 25%.

DEZ DESTAQUES DA FENATRAN 2019

Mercedes-Benz Actros 2553 6×2 e 2653 6×4 com MirrorCam
As versões 2553 6×2 e 2653 6×4 do novo Actros aparecem na Fenatran com o MirrorCam, opcional de sistema digital com câmeras no lugar dos retrovisores externos convencionais, tecnologia inédita na América Latina que chega com a nova geração do extrapesado da marca. Com o novo Actros, a Mercedes-Benz traz para o Brasil a quinta e atual geração do Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), que fará dele o único caminhão de série no mercado brasileiro capaz de frear sozinho para evitar uma batida ou um atropelamento, de forma totalmente autônoma e independentemente da vontade do motorista. Outras tecnologias de segurança ativa estão presentes, como o Controle de Proximidade e Assistente de Faixa de Rolagem. Na abertura da Fenatran 2019, a Mercedes-Benz promoveu a venda dos primeiros cinco Actros com o MirrorCam para a empresa paulista Fagundes Construção e Mineração.

Volvo The Iron Knight
Com 2.400 cavalos, 612 kgfm de torque e 4,5 toneladas, o Volvo The Iron Knight é detentor de dois recordes mundiais (de zero a quinhentos metros e de zero a mil metros) homologados pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Trata-se de um exemplar único, feito para ser o caminhão mais rápido do mundo. Usando a base mecânica do Volvo FH, o veículo tem um D13 convencional, com acréscimos que incluem quatro turbocompressores e três intercoolers refrigerados a água. Já a caixa de marchas I-Shift é igual à do Volvo FH de produção em série. Nas provas nas quais obteve seus recordes mundiais, a máxima do caminhão chegou a 276 km/h e a aceleração de zero a 100 km/h foi feita em apenas 4,6 segundos.

Scania R410 movido a gás
A Scania anunciou que sua nova aposta para a América Latina será nos veículos movidos com gás natural veicular (GNV) e/ou biometano, que já podem ser encomendados nas concessionárias e começarão a ser entregues em 2020. Para tanto, investiu R$ 21 milhões para a industrialização dos novos veículos que passam a ser produzidos a partir do primeiro trimestre de 2020, na fábrica do ABC Paulista.

Volkswagen Constellation 33.440 Tractor
Entre os destaques da Volkswagen Caminhões e Ônibus na Fenatran está a evolução da transmissão automatizada V-Tronic, que aparece em vários modelos da linha. Um dos mais imponentes certamente é o Constellation 33.440 Tractor, agora na opção de cabine estendida, que une o chassi e conjunto motriz MAN à cabine Volkswagen. O motor MAN D2676 gera 440 cavalos de potência e 224,34 kgfm de torque. A transmissão automatizada é ZF, com 12 velocidades.

DAF XF 105.510 Série Silver
 A marca holandesa com fábrica na cidade paranaense de Ponta Grossa apresenta a série especial Silver para o modelo XF105. A versão traz bancos de couro, pintura especial, rodas de alumínio e um visual exclusivo, que remete ao modelo 3300 ATi, comercializado na Europa na década de 80. A versão é 6×4 com cabine Super Space Cab, a mais espaçosa da linha, e o motor tem 510 cavalos de potência. A DAF não informou quantas unidades pretende produzir da série Silver.

Volvo FH 540 40 Anos
O FH 540 ganhou a série especial 40 Anos, uma edição limitada de quarenta veículos para celebrar as quatro décadas de produção brasileira de caminhões Volvo. Pintado na cor White Sky e com faixas laterais inspiradas no N10, primeiro caminhão da marca fabricado no Brasil, o FH 40 Anos reúne, segundo a Volvo, o que há de melhor em atributos de conforto, performance, comunicação e segurança.

Volkswagen Delivery 11.180 4×4
No novo Delivery 11.180 4×4, os ângulos de ataque e saída superam os trinta graus, o que representa um ganho de 52% sobre a versão 4×2. Primeiro modelo VW com eixo trativo dianteiro desenvolvido exclusivamente para a marca, em parceria com a Dana, a tração 4×4 se dá pelo uso de uma caixa de transferência com dupla velocidade, que confere um desempenho otimizado em aclives. Disponível com entre-eixos de quatro metros, o modelo foi desenvolvido para permitir o uso como reboque e traz pneus de uso misto 35/75 R17.5, específicos para operações com tração integral.

Iveco Daily
Na nova linha Daily 2020, o estilo da cabine está mais arrojado e com atributos aerodinâmicos, como a nova grade frontal (preta ou cromada), carroceria redesenhada, novo farol, novas luzes de posição e farol de neblina. Já o novo interior privilegia a ergonomia e traz um pacote tecnológico que inclui controle de cruzeiro, limitador de velocidade, mensagens de feedback e manutenção, sensor de ré e volante com comando de telefone e voz.  Outra novidade fica por conta do EcoSwitch, um botão que altera o mapeamento da calibração do motor, reduzindo ainda mais o consumo de combustível. Uma série de itens tecnológicos otimizam as frenagens e inibem rolamentos e instabilidades.

Mercedes-Benz Sprinter
A nova geração da linha de vans e furgões da marca alemã desembarca no mercado brasileiro trazendo tecnologias de ajuda ao motorista inéditas no segmento, como o Assistente Ativo de Frenagem (ABA), o Assistente de Fadiga e o Assistente de Subida em Rampa. Pode vir opcionalmente com o moderno sistema multimídia MBUX, que inclui tela “touchscreen”, espelhamento de aplicativos compatíveis do celular, operação mãos livres e câmera de ré. A nova Sprinter é produzida na Argentina e começará a ser comercializada no Brasil até o final de 2019.

Peugeot Boxer Minibus
Com capacidade para dezesseis lugares, o novo Peugeot Boxer Minibus conta com uma lista de equipamentos de série do segmento que inclui ar-condicionado dianteiro e traseiro, assistente de partida em rampa e controle de estabilidade (ESP), além de oferecer um bagageiro com capacidade para até mil litros. O motor 2.0 Turbo Diesel BlueHDi, de 130 cavalos e 34,7 kgfm de torque, usa o sistema ADBlue (Arla) de controle de emissões e atende às normas Proconve L7. O Boxer partilha a plataforma com o Citroën Jumper, também apresentado na Fenatran.

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