“Cara de Barro” derrete a vaidade dos heróis em competente horror corporal

Com roteiro afiado de Mike Flanagan e direção implacável de James Watkins, DC troca o collant colorido pelo pavor grotesco de um ator engolido pela própria máscara

“Cara de Barro” derrete a vaidade dos heróis em competente horror corporal

Crédito: Divulgação / Warner Bros. Pictures).

Abertura

Um espelho trincado de camarim abre o longa Cara de Barro, que reflete um pedaço de bochecha escorrendo como cera quente pelo ralo da pia, anunciando de “cara” (sem trocadilhos), que o filme não pretende se desculpar por qualquer desconforto que te possa causar. Esqueça as capas esvoaçantes feitas para vender boneco infantil, aqui a trama escolhe chutar a porta da DC Studios e Warner Bros. Pictures como um pesadelo sujo, claustrofóbico e proibido para menores.

A grande sacada de James Gunn e Peter Safran nos bastidores foi entregar esse orçamento enxuto de 40 milhões de dólares para dois veteranos da angústia humana. O roteiro nasce da caneta melancólica de Mike Flanagan, de “Doutor Sono” (2019) e o novo Exorcista: Mártires que estreia em 2027, em parceria com o britânico James Watkins que assume a direção com a mesma frieza perversa que o consagrou em “Não Fale o Mal” (2024).

A crítica internacional recebeu a aposta com um misto fascinante de espanto e alívio, aplaudindo a coragem de tratar a origem de um vilão clássico como uma tragédia grega banhada em lama tóxica. Essa recepção entusiasmada lá fora prova que o cinema de quadrinhos respira muito melhor quando troca a megalomania espacial pelo horror íntimo e carnal.

Naomi Ackie e Tom Rhys Harries olham-se intensamente num cenário noturno, iluminado por luzes coloridas desfocadas ao fundo.
Divulgação / Warner Bros. Pictures

O que realmente prende o seu olho na tela não é a velha promessa de pancadaria em Gotham, mas a agonia silenciosa de um homem perdendo a forma humana a cada esquina. A trama funciona como uma autópsia moral sobre a indústria do entretenimento com o pavor absoluto de envelhecer e cair no esquecimento ao perder o próprio rosto na multidão.

O longa opera como um escultor febril modelando argila molhada debaixo de refletores quentes demais para a pele suportar sem abrir feridas profundas. Mesmo quando o exagero do terceiro ato divide opiniões, a obra amassa a nossa vaidade com as duas mãos e não tem medo algum de deixar a lama escura respingar para fora do molde.


O monstro que nasceu no fundo de um pote de creme

Como figura central em Cara de Barro, Tom Rhys Harries assume o papel de Matt Hagen com uma entrega física muito interessante ao viver o astro e modelo masculino que vê a carreira ruir após ter o rosto tragicamente desfigurado. Para recuperar a beleza, ele se submete ao um procedimento inédito e quase clandestino com um tratamento que reconstrói sua carne como argila, porém pouco a pouco sua face começa a se derreter de maneira gosmenta e mais tarde ele descobre que até mesmo as habilidades recebidas, tem um alto preço a ser pago.

Para quem conhece os quadrinhos, pode até estranhar que o personagem na trama com rosto de argila derretida atende pelo nome de Matt Hagen, já que essa história pertence originalmente a Basil Karlo. Nos gibis da DC, oito pessoas já usaram o manto do Cara de Barro, incluindo Preston Payne e Sondra Fuller, começando na “Era de Ouro” com o ator Karlo na anteriormente conhecida apenas como “Detective Comics” em 1940.

Foi na chamada “Era de Prata”, em 1961, que Matt Hagen surgiu como um arqueólogo que caiu numa poça radioativa e virou o monstro de lama marrom superpoderoso capaz de mudar de forma. A sacada de Mike Flanagan foi adaptar a fusão da lore inspirada na incrível até hoje (e considerada a) melhor adaptação de desenhos do Homem-Morcego, vista em “Batman: A Série Animada” (1992), que (re)batizou o amálgama com os personagens Hagen que se misturou a vaidade trágica na carne derretida de Basil Karlo.

O corpo de um homem enrolado em posição fetal dentro de uma banheira. A sua pele está sem traços definidos, derretida e enrugada, assemelhando-se a barro molhado.
Divulgação / Warner Bros. Pictures

Dentre algumas piscadelas para os fãs, surgem nos cenários sujos de Liverpool, que serviram de set para Gotham, exibindo cartazes do terror fictício “The DreadCastle” e caixas da farmacêutica de Roland Daggett. É nesse submundo, que Naomi Ackie, de “Pisque Duas Vezes” (2024), brilha encarnando a doutora Caitlin Bates ao lado de Max Minghella, que interpreta o detetive John.

O detalhe mais inteligente dessa engrenagem produzida em parceria com Matt Reeves, diretor de “Batman” (2022), está a ausência completa do Homem-Morcego dando socos nas sombras para salvar o dia. Sem um justiceiro de capa para impor a ordem, a cidade vira um abatedouro moral que prova que o monstro não precisa de rival quando o inimigo mora no espelho.


Carne derretida e o fantasma de Cronenberg

Para os amantes do body horror o aviso é bobagem em Cara de Barro, mas se você tem estômago fraco para transformações grotescas, prepare o espírito na poltrona porque a direção não economiza nos detalhes mais repulsivos da mutação celular. Mesmo assim, não se trata de um desbunde no quesito, entretanto, existe sim a influência direta de “A Mosca” (1986), clássico de David Cronenberg, além da acidez de ecos como vistos em “A Substância” (2024), de Coralie Fargeat, que escorrem pela tela a cada deslocamento úmido de carne nos quadros da tela.

Dentre algumas das cenas mais agonizantes do longa, quase sempre acontecem diante de um espelho com espaços apertados, seja com um tesoura em um banheiro de avião ou mesmo em uma madrugada solitária, quando a abstinência química de Hagen atinge o insuportável. O horror derrete com gosto a pele de Tom Rhys Harries, que aqui, enquanto ensaia um texto com os dedos trêmulos, tenta desesperadamente empurrar o próprio nariz e o maxilar derretidos de volta pro lugar.

O departamento de maquiagem prática merece todos os louros da temporada pelo trabalho artesanal e nauseante construído com quilos de próteses de silicone, gelatina e lama espessa. Antes de o filme apelar para os (fracos) efeitos visuais na reta final, esse horror tátil te faz sentir o peso da pele cedendo lentamente no passar da mão no próprio rosto no escuro.

Um paciente deitado numa cama de hospital tem o rosto totalmente coberto por ligaduras ensanguentadas e tubos médicos, com apenas um olho visível.
Divulgação / Warner Bros. Pictures

Outro momento sufocante de tirar o fôlego ocorre durante um teste de elenco abafado, onde o calor impiedoso dos refletores começa a cozinhar a estabilidade molecular de Hagen. O suor vira barro fervente na frente de produtores entediados, transformando a humilhação profissional de um artista rejeitado num banho de sangue claustrofóbico digno de “Carrie, a Estranha” (1976).

A grande ironia poética do roteiro mora justamente na maldição clássica dos quadrinhos da DC, cobrando um pedágio amargo pela ambição desmedida do protagonista. O homem que vendeu a própria alma para preservar a juventude descobre que agora consegue copiar a aparência física de qualquer pessoa na rua, menos a sua feição original perdida para sempre.


A assinatura de Flanagan contra a fúria de Watkins

Assistir Cara de Barro com atenção, revela um cabo de guerra fascinante entre a sensibilidade melancólica do roteirista original e o instinto predatório do cineasta no set, que contou com ajustes de Hossein Amini, de “Drive” (2011). Nos dois primeiros atos, Mike Flanagan enxerga a mutação com compaixão e trata a deformidade como metáfora para o vício químico.

Quando a narrativa vira a esquina para entrar no ato final, James Watkins assume o volante com o pé cravado no acelerador do terror mais implacável e sangrento. O estudo trágico de personagem que lembrava “O Homem Elefante” (1980), dá lugar a uma caçada brutal de gato e rato pelos corredores escuros, abraçando sem pudor a cartilha dos filmes de monstro.

Parte da imprensa americana torceu o nariz para essa guinada violenta acusando o desfecho de trair a sutileza dramática inicial, porém eu enxergo essa ruptura com ótimos olhos. Defendo que a fúria descontrolada do clímax reflete com precisão cirúrgica a perda total de humanidade de uma criatura que teve a razão engolida pelo peso esmagador da lama.

O ator Max Minghella, interpretando o Detetive John, caminha com uma expressão séria por um cenário noturno iluminado por chamas e luzes de veículos da polícia.
Divulgação / Warner Bros. Pictures

O único ponto onde a produção realmente dá uma derrapada visível é na transição apressada para a computação gráfica pesada durante os quinze minutos finais de projeção. Depois de passar mais de uma hora nos assombrando com efeitos práticos, o monstro gigante de CGI perde parte daquela textura orgânica e nojenta que foi construída com látex suado.

Ainda assim, a sequência perversa em que o Cara de Barro usa a própria massa corporal disforme para invadir a garganta e sufocar um capanga de dentro para fora recupera o fôlego. É uma morte angustiante filmada sem cortes covardes, lembrando a todo instante o motivo de a Warner Bros. ter bancado a classificação indicativa para maiores de 18 anos.


Tom Rhys Harries e um homem em pedaços

Um filme de horror com a tarefa de pensar em Cara de Barro com um grande astro, de cara seria uma faca de gumes, neste escopo, a escalação do galês Tom Rhys Harries, revelado em “Magnatas do Crime” (2019), de Guy Ritchie, e nas séries “White Lines” (2020), da Netflix, e “Suspicion” (2022), da Apple TV+, foi um acerto da DC Studios. Sem carregar os tiques famosos de uma estrela bilionária de Hollywood, o ator desaparece por completo na pele febril e patética de um Matt Hagen viciado em aprovação.

O trabalho construído ao longo da degradação física é muito competente, por isso merece ser conferida no áudio original em inglês. O antagonista do Homem-Morcego aqui consegue imitar mudando organicamente a sua fisionomia com a de outras pessoas e se infiltrar em festas e delegacias, por exemplo.

Temos um vilão que parte de uma voz impostada de galã antigo, até chegar num som gorgolejante e úmido que transmite a agonia física de um afogamento a seco.

Além disso, a direção utiliza truques de câmera e interpretação simples, mas que funcionam com um elenco de apoio que repetem os mesmos espasmos faciais nervosos de Harries, criando uma unidade perturbadora que mantém o monstro vivo lá dentro.

O elenco de apoio ao redor dele cumpre muito bem a função ingrata de representar uma fauna urbana de agentes engravatados e diretores arrogantes que descartam talentos feito copos plásticos. Por aqui, ninguém desse submundo artístico tem as mãos limpas de verdade, o que torna a vingança de uma criatura rejeitada, ainda menos “estranhamente satisfatória” de se acompanhar na tela grande.

Tom Rhys Harries, interpretando Matt Hagen, encosta o rosto triste e com lágrimas a uma janela de vidro iluminada por luzes de néon vermelhas.
Divulgação / Warner Bros. Pictures

Quem embala essa descida ao inferno é o diretor de fotografia britânico Rob Hardy, famoso por “Ex Machina” (2014) e “Guerra Civil” (2024), que inaugura uma dobradinha afiada com James Watkins. Hardy aplica uma iluminação esverdeada, doentia e granulada que remete ao visual sujo de “Coringa” (2019), fazendo a fuligem dos becos quase grudar na roupa de quem assiste, sendo assim, o espelho podre da nossa obsessão por filtros

Por trás das referências espertas aos gibis do Batman e de todo o festival de gosma escura, o roteiro esconde uma navalha afiada apontada diretamente para o nosso próprio pescoço. A história de um homem que destrói sua biologia para continuar “vendável”, ataca direto a histeria estética de 2026 ao engarrafar o nosso pavor diário da irrelevância, que originalmente vinha de pote de creme, aqui é adaptada para um tratamento experimental.

“Vivemos numa época profundamente doente onde milhões de pessoas remodelam o próprio rosto com filtros digitais e harmonizações invasivas antes mesmo de tomar o café da manhã.”

O filme abraça uma neurose contemporânea nessa fantasia macabra a apenas meio passo de distância da nossa dura realidade, seja na tela do fria de nossos dispositivos, ou mesmo diante da perversidade do mundo cru e sem filtros. A crítica especializada captou muito rápido o subtexto ácido, apontando o diálogo da obra com a crise de identidade de uma Hollywood tomada por rejuvenescimento digital com IA. Em um mercado que recicla rostos de atores no computador, a tragédia de um intérprete descartável que derrete pra não perder o emprego ganha um peso tão real quanto assustador.

Naomi Ackie conforta Tom Rhys Harries, que está sentado num laboratório médico com uma ferida severa no braço. Monitores com exames cerebrais estão visíveis ao fundo.
Divulgação / Warner Bros. Pictures

O longa tem a sabedoria rara de nunca parar a tensão ou a pancadaria para fazer palestras sociológicas chatas ou passar sermão moralista na cabeça do público. Toda a denúncia social fica entranhada na carne derretida de Matt Hagen e no desespero patético de quem tenta colar a própria cara desfigurada de volta no espelho de um camarim.

Ao converter um vilão clássico de segunda linha num reflexo deformado da nossa própria vaidade, a DC Studios inaugura um caminho fértil e prova que um orçamento enxuto humilha superproduções preguiçosas de 200 milhões de dólares. O segredo do impacto nunca esteve no tamanho da explosão, mas na ferida humana que sangra debaixo da fantasia.

Fechamento

No fim das contas, Cara de Barro entrega uma aposta sombria, mas traz um quê necessário de ar fresco, ainda que cheirando a esgoto e terra molhada, e sobretudo para o desgastado cinema de super-heróis. O longa consegue honrar o legado trágico dos quadrinhos e animação clássica sem parecer um museu empoeirado feito só para fã, mas caminhando com as próprias pernas disformes.

A tensão constante entre o lirismo melancólico do texto de Mike Flanagan e a brutalidade seca da câmera de James Watkins , por aqui funcionam como o motor ideal da sessão. Mesmo com alguns tropeço, sobretudo no fim, a jornada emocional segura a barra para você sair da sala sentindo o peso trágico de quem só queria continuar existindo sob os holofotes.

Tom Rhys Harries, com um olho esbranquiçado e o rosto deformado, segura uma pequena tesoura entre os dedos, com uma expressão perturbada.
Divulgação / Warner Bros. Pictures

Tom Rhys Harries crava definitivamente o seu nome entre as grandes interpretações recentes do gênero fantástico, entregando suor, sangue e dignidade para um papel que poderia virar piada fácil. Ao lado de Naomi Ackie, ele equilibra o patético e o aterrorizante na ponta de uma faca enferrujada, nos obrigando a sentir pena de um assassino feito de lama.

Para quem andava exausto de multiversos como os coloridos feitos aqueles da Marvel, sem qualquer consequência dramática e piadinhas adolescentes de “quebra gelo” a cada dois minutos, este mergulho um tantinho mais adulto no pântano do terror psicológico, vale cada centavo do seu ingresso. É diversão macabra de segunda linha (sem a menor vergonha), e isso é um ótima notícia, pois é servida crua e sem anestesia, provando que Gotham brilha ainda mais quando sangra no escuro.

Quando as luzes se acendem, o longa te entrega a certeza incômoda de que também somos escultores, modelando argila molhada sob refletores sociais cruéis para esconder nossas rachaduras. E assim, seguimos tentando esculpir uma perfeição colorida a qualquer custo diante daquele mesmo espelho trincado da abertura, sujando as mãos no lodo de vaidade, sem ao menos notar que a máscara lustrada já secou, ficou cinza e invariavelmente, virou a lápide da nossa própria cova rasa.


DIVERTIDÔMETRO

Nota: 4 de 5 potes de creme Renuyu batizado (ótimo, ficando a apenas um passo do cobiçado 5 de “Absolute Cinema” por culpa do excesso de CGI nos últimos quinze minutos finais).

Score: Um pesadelo gosmento, trágico e dolorosamente atual que funde o melhor de Basil Karlo e Matt Hagen para provar que a DC Studios não precisa do Batman na tela quando tem coragem de mergulhar no terror adulto. Pra você que é fã do horror, depois que os créditos subirem, garanto que tu nunca mais vai encarar um creme antirrugas ou um filtro do insta com a mesma inocência de antes!

FICHA TÉCNICA

Título no Brasil: Cara de Barro (Clayface, 2026)
Gênero: Terror Corporal, Drama, Suspense
Direção: James Watkins
Roteiro: Mike Flanagan e Hossein Amini (baseado nos personagens de Bill Finger, Bob Kane e Sheldon Moldoff)
Direção de Fotografia: Rob Hardy
Elenco: Tom Rhys Harries, Naomi Ackie, Max Minghella
Produção: Matt Reeves, James Gunn, Peter Safran e Lynn Harris
Orçamento: US$ 40 milhões
Distribuição: Warner Bros. Pictures / DC Studios
Classificação Indicativa: 18 anos

  • Publicado: 22/10/2026 08:40
  • Alterado: 22/10/2026 08:40
  • Autor: João Pedro Mello