Capoeira do Grande ABC é enaltecida em homenagem aos mestres do esporte
Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu evento de entrega de certificados de honra ao mérito
- Data: 20/08/2019 10:08
- Alterado: 20/08/2019 10:08
- Autor: Cadu Proieti
- Fonte: Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Capoeira do Grande ABC é enaltecida em homenagem aos mestres do esporte da região
Crédito:Divulgação/Consórcio ABC
A capoeira do Grande ABC foi enaltecida em evento de homenagem aos mestres do esporte na região realizado no auditório do Consórcio Intermunicipal Grande ABC na última sexta-feira (16/8). No encontro, que recebeu cerca de 100 pessoas, foram entregues aproximadamente 90 certificados de honra ao mérito pelos serviços prestados por capoeiristas às sete cidades.
A abertura da homenagem teve o hino nacional executado tendo como base a melodia ao vivo de berimbaus e pandeiros, instrumentos normalmente usados por quem pratica o esporte. O evento ainda recebeu a palestra “A Capoeira Enquanto Cultura, Educação e Esporte Brasileiro”, ministrada pelo presidente da Federação Paulista de Capoeira e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Valdenor Silva dos Santos.
A celebração foi organizada pelo Grupo de Trabalho (GT) Igualdade Racial do Consórcio ABC e teve como objetivo o fortalecimento da cultura da capoeira na região, além da comemoração do Dia do Capoeirista, data celebrada no dia 3 de agosto.
“É uma emoção muito grande receber nesta casa regional tantos mestres de capoeira, porque estamos aqui com pessoas das sete cidades. Esse esporte é uma das manifestações culturais mais conhecidas no Brasil e merece ser enaltecido”, afirmou a coordenadora do GT Igualdade Racial, Andreia Miguel Pinto.
Esse grupo do Consórcio ABC foi criado em em 2008 para promover o enfrentamento ao racismo institucional e toda forma de intolerância e manifestação discriminatória no Grande ABC, além de incentivar políticas afirmativas étnico-raciais na saúde, educação, cultura e formação profissional para a promoção da igualdade das etnias, em conformidade com o Estatuto da Igualdade Racial.