Capital paulista registra a menor temperatura mínima do ano
Nessa quinta (5), foram 12,4°C de média na cidade, segundo as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo
- Data: 06/05/2022 07:05
- Alterado: 17/08/2023 04:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Frio
Crédito:Elza Fiúza - Agência Brasil
De acordo com dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, órgão ligado à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), que compila informações de temperatura na cidade desde 2004, esta quinta-feira (05) registrou a temperatura mínima mais baixa do ano.
Foram 12,4°C de média na cidade, segundo as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo. Já a menor absoluta, aquela registrada em apenas um local, ocorreu em Engenheiro Marsilac, no extremo sul da capital paulista, com 11°C.
Anterior a esse recorde, a mínima mais baixa do ano havia ocorrido em 16/04/2022 com 12,9°C em média na cidade. Já a menor mínima absoluta, aquela registrada em um único local, continua sendo a registrada na estação Capela do Socorro – Parelheiros, Zona Sul, com 9,5°C dia 16/042022.
A mínima mais baixa registrada na cidade desde o início das medições do CGE da Prefeitura de São Paulo, em 2006, ocorreu em 30/07/2021 com 3,2°C de média na cidade. Já a menor mínima absoluta de todo o histórico do CGE, focorreu também em 30/07/2021 em Parelheiros, Zona Sul, com -3°C.
“A propagação de uma frente fria pelo litoral paulista mudou o tempo, provocando chuvas e declínio das temperaturas a partir da tarde de ontem. Hoje, além dos ventos úmidos que sopram do oceano e deixam o tempo fechado com chuviscos, a chegada de uma massa de ar frio de origem polar ajudou a causar temperaturas ainda mais baixas”, explica o meteorologista do CGE da Prefeitura de São Paulo, Michael Pantera.
Os próximos dias ainda devem apresentar madrugadas frias, porém com sol entre nuvens e temperaturas máximas em gradativa elevação.
A sexta-feira (06) ainda deve começar com nebulosidade, chuviscos isolados e sensação de frio. No decorrer do dia o sol aparece entre nuvens e favorece a gradativa elevação das temperaturas. Os termômetros variam entre mínimas de 13°C e máximas que podem chegar aos 22°C. No final da tarde a nebulosidade volta a aumentar, entretanto não há previsão de chuvas significativas.
No sábado (07) o sol aparece entre nuvens e favorece a gradativa elevação das temperaturas. As mínimas oscilam em torno dos 14°C, enquanto as máximas podem superar os 24°C. No final da tarde a nebulosidade aumenta com a chegada da brisa marítima, entretanto não há previsão de chuva para a capital paulista.