Capital paulista promove festival para celebrar o Dia Internacional da Dança
Evento Abril Pra Dança acontece oficialmente entre os dias 7 e 30 de abril, com prévias a partir de 2 de abril, integrando o Circuito Municipal de Cultura
- Data: 31/03/2023 11:03
- Alterado: 31/03/2023 11:03
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Dança
Crédito:Prefeitura de SP
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza neste mês o Abril Pra Dança 2023. Ao longo de todo o mês, os equipamentos municipais culturais, de todas as regiões da capital paulista, recebem uma vasta programação para celebrar o Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril. O Festival acontece oficialmente entre os dias 7 e 30 de abril, com prévias a partir de 2 de abril, integrando o Circuito Municipal de Cultura.
A iniciativa busca incentivar os profissionais desta linguagem artística a continuarem a expressar suas artes, além de exaltar a sexta arte em suas mais complexas modalidades e profundidades, como a Cultura Popular, Danças Urbanas, Cultura Ballroom, Flamenco e Dança Contemporânea.
O festival tem sua abertura com o espetáculo Azul Petróleo do grupo espanhol Iron Skulls Co., apresentado entre os dias 7 e 9 no Centro Cultural Vila Formosa; no dia 10, ainda há uma oficina de Theatrical Breakin, no Centro de Referência da Dança. Transitando entre danças urbanas e dança contemporânea, o espetáculo instiga a uma reflexão sobre como a participação em um grupo afeta a expressão de nossa natureza humana individual.
“Vamos levar para todos os cantos de São Paulo atividades para abraçar toda a diversidade dessa arte e da nossa população”, comenta a secretária municipal de Cultura, Aline Torres. “A dança é composta por diferentes vivências e culturas. Essa programação, que se estende ao longo do mês, vem justamente para celebrar toda sua complexidade”, ressalta.
Entre os destaques, está a estreia nacional do espetáculo Fênix – Onde Nascem os Sonhos, da Clarin Cia de Dança, dia 5, no Centro Cultural Santo Amaro, integrando a prévia do festival pelo Circuito Municipal de Cultura. O espetáculo de dança contemporânea se inspira nos passos de funk e na cultura da periferia, a partir de uma reflexão instigada pela obra “Ou 9 ou 80”, na qual, em determinado momento, alegava-se: “Todo espetáculo periférico fala sobre tristeza e sempre envolve morte.”
O Abril pra Dança deste ano também conta com diversas apresentações realizadas em parceria com o Circuito Municipal de Cultura. Ainda na primeira semana, dia 05, às 16h, o Forró das Minas e Brasilidades traz toda a beleza da cultura popular para a Casa de Cultura Tremembé. Já as danças urbanas são protagonistas em B.E.C.O: B.boys em Construção Original, do Grupo Zumb.boys, no Museu Casa Modernista, em 14/04 às 15h. No final do mês, dia 30, o Dança Sem Fronteiras traz aos palcos do Centro Cultural Vila Formosa a vivência DanceAbility, às 16h.
O projeto traz para o público infantil a apresentação Bichos Dançantes, da Focus Cia. de Dança, entre 21 e 23/04 no Teatro Paulo Eiró, sempre às 16h. Já os interessados em se aprimorar na linguagem podem participar do workshop de dança contemporânea O que eles estão pensando?, no Centro Cultural São Paulo, aos sábados do mês (08, 15, 22, 29/04 e 06/05), às 14h.
A programação pode ser acessada clicando aqui.