Canais de transmissão no WhatsApp, no Instagram, no Facebook e no Messenger

Confira as opções além do Telegram e saiba como funciona os canais de transmissões da Meta

  • Data: 31/10/2023 09:10
  • Alterado: 31/10/2023 09:10
  • Autor: Érica Oliveira/Plataformanet
  • Fonte: Plataformanet
Canais de transmissão no WhatsApp, no Instagram, no Facebook e no Messenger

Crédito:Divulgação/Meta

Você está em:

A Meta (antigo Facebook) lançou neste ano os canais de transmissão para as suas principais plataformas: Instagram, WhatsApp, Facebook e Messenger. E assim como outros produtos da empresa de Mark Zuckerberg, esses lançamentos acompanham uma tendência popularizada por outra companhia. 

O Telegram pode ser considerado um dos principais responsáveis pelo sucesso dos canais de transmissão, uma vez que essa forma de comunicação é o destaque do app de mensagens. Como o próprio nome já sugere, os canais de transmissão são uma ferramenta para transmitir mensagens de maneira pública para uma grande audiência. Ou seja, onde uma pessoa ou um grupo de administradores consegue enviar conteúdos para o grupo de pessoas inscritas no canal.

Agora, além do Telegram, é possível aproveitar essas funcionalidades em outros aplicativos de mensagens e redes sociais.

Como funciona os canais de transmissão no WhatsApp?

Com o nome de “Canais do WhatsApp”, a Meta lançou em junho (2023) os canais de transmissão para o aplicativo de mensagens. O novo recurso está inserido na aba “Atualizações” abaixo das “Atualizações recentes” do Status e disponibiliza sugestões de canais para seguir. O funcionamento dos canais de transmissão no WhatsApp é semelhante aqueles encontrados no Telegram. Os administradores podem utilizar a ferramenta para enviar textos, imagens, vídeos, links, áudios, documentos e fazer enquetes para os seus seguidores. O usuário pode pesquisar por canais, segui-los e reagir aos conteúdos.

Como funciona os canais de transmissão no Instagram?

O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, apresentou os canais de transmissão no Instagram em fevereiro (2023) através do próprio canal chamado “Meta Channel” (“Canal da Meta” em português). 

Os canais de transmissão do Instagram possuem uma dinâmica parecida com os canais do WhatsApp e do Telegram, como o envio de textos, fotos e vídeos para uma grande audiência. Porém, na rede social, os canais de transmissão estão ligados aos perfis dos criadores de conteúdo e podem ser encontrados nas suas bios. Além disso, os criadores podem compartilhar postagens, como publicações do feed e do reels no canal e convidar colaboradores para participar. Os canais de transmissão do Instagram em que a pessoa está inscrita são exibidos na sua aba de mensagens do aplicativo, conhecida como “direct”.

Lançamento dos canais de transmissão no Facebook e no Messenger

A Meta anunciou neste mês (outubro/2023) a sua mais nova expansão dos canais de transmissão para o Facebook e o Messenger. A novidade será disponibilizada para as páginas no Facebook e contará com as funcionalidades já conhecidas. O administrador do canal poderá enviar mensagens, fotos, vídeos, áudios e enquetes para um grande público. A Meta informou na apresentação da ferramenta que os canais de transmissão no Facebook e no Messenger “estão atualmente sendo testados com um pequeno número de Páginas e serão implementados de forma mais ampla nas próximas semanas”.

A pessoa que gerencia uma página do Facebook precisa conferir a disponibilidade do recurso no perfil da sua página. Se necessário, é possível entrar na lista de espera para ser notificado quando a ferramenta estiver liberada. Ao criar um canal de transmissão do Facebook e enviar a primeira mensagem, os seguidores da página receberão uma notificação para participar no canal. O usuário poderá conferir e entrar nos canais através dos perfis das páginas. Os canais em que estiver inscrito serão exibidos na lista de conversas do Messenger.

Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades. 

Fonte: Meta, Instagram, WhatsApp, TecMundo

Compartilhar:

  • Data: 31/10/2023 09:10
  • Alterado:31/10/2023 09:10
  • Autor: Érica Oliveira/Plataformanet
  • Fonte: Plataformanet









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados