Campus Party Brasil retoma ao seu formato original
Realizada entre 11 e 15 de novembro, em SP, a CBPR14 promoveu conteúdos e ações que privilegiaram o fortalecimento e a integração das comunidades em um cenário de intensa transformação
- Data: 11/11/2022 14:11
- Alterado: 15/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: Campus Party Brasil
CPBR14
Crédito:Divulgação
A 14ª edição da Campus Party Brasil, maior imersão tecnológica de internet das coisas, blockchain, cultura maker e empreendedorismo do mundo, retornou ao seu formato tradicional, com Arena, Open Campus e Camping, ocupando durante cinco dias o Pavilhão de Exposições do Distrito Anhembi, em São Paulo. Apresentando diversas ações inclusivas, o evento reuniu mais de mil palestrantes e promoveu 500 horas de conteúdo. No encerramento do evento foi anunciada a edição de 2023 que ocorrerá entre 25 e 30 de julho.
Para Tonico Novaes, CEO da Campus Party, essa edição de retomada da CPBR14 ao formato presencial teve como marca a reflexão e o debate sobre como a tecnologia nos mais variados campos do conhecimento pode contribuir para um futuro mais harmonioso, inclusivo e integrador. “Com o evento de retomada, a nossa intenção foi trazer aos participantes workshops, palestras e oficinas que pudessem enriquecer sua visão de mundo no que diz respeito aos nossos desafios como sociedade e as ferramentas e soluções que já temos hoje para lidar com eles”, complementa.
O Include, projeto promovido pelo Instituto Campus Party, que proporciona aos jovens (menores de 18 anos) moradores de comunidades carentes, acesso à tecnologia por meio da criação e montagem de laboratórios de robótica, anunciou a abertura em março de 2023 do primeiro laboratório no Estado de São Paulo, que ficará na cidade de Leme. Na CPBR14, o Campus Kids, espaço que contou com a curadoria do Instituto, realizou diversas atividades e workshops que promoveram a educação de forma lúdica. Entre os destaques, os participantes puderam participar de oficinas relacionadas à robótica e internet das coisas.
“As oficinas include trouxeram para a CPBR14 projetos de experimentação de robótica para toda a família.”, explica a diretora do Projeto Include, Sidiane Zanin.
Na Arena, área onde circularam mais 12 mil campuseiros, sendo seis mil acampados, aconteceram as palestras de grandes personalidades nacionais e internacionais, como Orkut Buyukkokten, Dra. Jessica Leeker, Tommaso Prennushi, Jordan Soles, Dr. Josiah Zayner, Gabe Gabrielle, Bill Reith, Dr. Fabiano de Abreu, Ricardo Cappra, Dado Schneider, Laysa Peixoto, Lorrane Olivlet, entre outros. Além disso, os campuseiros puderam usufruir de uma velocidade de internet de 40 GB. Ao todo, incluindo os visitantes da Open Campus, área gratuita repleta de atividades de educação, empreendedorismo e entretenimento, passaram 135 mil pessoas pelo evento entre os dias 11 e 15 de novembro.
Confira abaixo as principais atividades da área:
Hackathons
A Campus Party Brasil promoveu cinco hackatons das diversas áreas do conhecimento com o objetivo de usar a tecnologia para ajudar na transformação digital de diversos setores como educação, turismo e inclusão. Os vencedores foram os seguintes:
– Desafio Accenture: TechNoodles
– Desafio Acessibilithon Confweb: NOVA ERA
– Desafio Microsoft: Eduword
– Desafio Visa: TeamVerse
– Desafio BNB Chain: MED3Connect
Arena
No espaço destinado para aqueles que adquiram ingresso, 12 mil campuseiros tiveram a oportunidade de acompanhar palestras sobre astronomia, biomedicina, genética, empreendedorismo, e-Sports, entre outros. Os palestrantes se apresentaram em cinco palcos: What´s Next, Artemis III, Login, Git/T-800 e CRISP. Os principais painéis apresentados foram: Orkut Buyukkokten, que falou sobre os erros e acertos das redes sociais na última década; Dra. Jessica Leeker, falando de como criar um ambiente mais inclusivo em áreas de sua vida; Dr. Josiah Zayner, biohacker que trabalha para tornar a engenharia genética prática acessível a um público leigo; Bill Reith, neurocientista, engenheiro biomédico e o principal desenvolvedor do projeto “Barata-Robô”, no qual ele transforma barata vivas em cyborgs, controladas por smartphones; Laysa Peixoto, participante do programa “Expedição 36” da Nasa, em parceria com The Internacional Astronomical Search Collaboration; Lorrane Olivlet, que descobriu não um, mas quatro asteroides em sequência; e Fabiano de Abreu que apresentou estudos que relacionam aumento de QI ao uso de videogames.
Open Campus
Na área gratuita da 14ª edição da Campus Party Brasil foram realizadas atividades lúdicas com as crianças, workshops voltados para os empreendedores, experiência com simuladores e atividade de robótica. Além disso, outra tradicional atração foi a arena drone. A CPBR14 também teve a exposição de arte Donas da Rua, realizada em parceria com a Mauricio de Souza Produções, que consiste em uma homenagem a grandes mulheres da Ciência e Tecnologia, desenhadas com as consagradas personagens da Turma da Mônica.
Pensando nas questões da acessibilidade, neste ano a Campus Party Brasil disponibilizou o cão-robô “Lysa” que auxiliou os deficientes visuais na visitação do espaço. Além disso, uma exposição de réplicas de monumentos importantes de São Paulo no formato 3D, contou com sistema de libras e áudio-descrição para os visitantes.
Laboratório CRISPR
O espaço apresentou uma imersão das células. Os visitantes da Open puderam ver e entender melhor células tronco, tumorais e neurológicas, além de acompanhar o processo de amplificação de DNA e miniórgãos. Outra atração foi a impressão de carne de proteína vegetal, criada em uma impressora 3D. O alimento é semelhante, tanto em sabor, como em textura, à carne de animal. A tecnologia consegue trazer a carne 3D mais nutritiva, sem sacrifício de animais e sem impactar o meio ambiente.
Campus Play
A Campus Party Brasil contou com o espaço Campus Play, localizado dentro da Open Campus, que contou com diversas ações focadas no universo game, de forma divertida, direta e profissional. Além das palestras e workshops, foram realizados quatro campeonatos. No torneio Counter-Strike GO, o time vencedor foi o Instakill que recebeu o prêmio de R$ 3 mil reais. Já no campeonato de Mobile Legends, a equipe vencedora foi Sons, que levou o prêmio de R$ 3 mil reais. No campeonato de Free Fire, o time vencedor foi Exodo que recebeu a premiação de R$ 2,5 mil reais. O campeonato de Fifa 22 teve como campeão Renato Lima que recebeu R$ 1.500 em premiação.
Startup 360ª e Maratona de negócios
A CPBR14 contou com o programa Startup 360ª, o projeto criado pelo Sebrae, que tem como objetivo promover a capacitação das startups, fortalecer o crescimento e fomentar o empreendedorismo. Entre as empresas de inovação que expuseram suas soluções no evento, as que mais se destacaram foram as seguintes: FloriTech; AyaTech; e Br.Ino.
Já a Maratona de Negócios contou com a participação de 117 pessoas que interagiram em evento híbrido. Foram realizadas 35 mentorias individuais, dois workshops, além das apresentações de pitches e premiação para as três melhores equipes. Ao todo 20 projetos foram criados e o vencedores foram os seguintes: SustMat; Moira; e o Recordar.
Arena de Robôs
Em parceria com a Robocore, foi realizado o maior evento de combate de robôs já visto na Campus Party. Com mais de 4.000 m², o espaço contou com seis categorias (combate de robôs, hockey de robôs, seguidor de linha, sumô de robôs, trekking indoor e exposição artbo). Ao todo, o espaço recebeu 730 competidores, 85 equipes, com a premiação de 51 times. Para informações sobre os vencedores, acesse: https://www.robocoreexperience.com
Nossos parceiros
Como nas edições anteriores, a Campus Party Brasil conta com apoiadores e patrocinadores que viabilizam a estrutura oferecida para que os campuseiros e visitantes possam imergir na tecnologia durante os seis dias.
Apoio Institucional: Prefeitura de São Paulo
Parceiro Institucional: Sebrae
Master: Porto Seguro, Accenture e Visa
Platinum: Governo Federal do Brasil e Petrobrás
Gold: John Deer, GitHub, RNP, Microsoft, Use Telecom, Payoneer
Realização: Instituto Campus Party, Gouvea Experience, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo