Campanha no Rodoanel incentiva doação de sangue
Ação é parte da campanha Inverno Solidário e foi entregue para o Fundo de Solidariedade da cidade
- Data: 14/06/2021 13:06
- Alterado: 14/06/2021 13:06
- Autor: Redação
- Fonte: SPMAR
Crédito:Divulgação
A chegada do inverno, trazendo quedas na temperatura, dá inicio a um período dos No Dia Mundial do Doador de Sangue, a SPMAR espalha mensagens nos trechos Sul e Leste do Rodoanel Mario Covas e lembra aos motoristas como esse simples ato pode salvar vidas.
A ação ocorre no momento em que os bancos de sangue de todo país têm uma queda no número de doadores, devido à pandemia
“Essa é uma campanha que arrecada um elemento essencial para a vida. Por isso, queremos lembrar aos motoristas da importância desse ato com o próximo, que pode ser feito durante todo o ano” reforça Marcos Fonseca, diretor executivo da Concessionária SPMAR.
Além da ação com os motoristas, os próprios funcionários da concessionária também participam das doações. “É uma sensação única e prazerosa, de saber que se esta doando vida”, disse Rejane Nunes, agente de atendimento da SPMAR.
A mesma sensação foi compartilhada pela sua colega de trabalho, Edna Morais, que pretende transformar a prática numa rotina: “Foi tão simples, que vou ficar doando a cada três meses, a partir de agora”.
A Campanha Junho vermelho, criada em 2015 pelo Ministério da Saúde visa incentivar e conscientizar a população sobre a importância das doações, para garantir o abastecimento dos bancos de sangue e hemocentros do Estado.
Doação segura
Devido ao Coronavírus, a Pró-Sangue adotou uma série de medidas cautelares para aumentar a segurança de doadores e profissionais de saúde, seguindo orientações técnicas do Governo do Estado de São Paulo:
-Agendamento individual da doação, para evitar aglomeração e diminuir o tempo de permanência das pessoas nos postos de coleta;
– Disponibilização de álcool gel em vários pontos do processo da doação, para os candidatos manterem suas mãos higienizadas durante a permanência nos locais;
-Observação ao protocolo de triagem dos candidatos à doação de sangue: candidatos que apresentaram infecção pela Covid-19 são considerados inaptos por um período de 30 dias após recuperação clínica completa (assintomáticos); candidatos que tiveram contato direto (domiciliar ou profissional) com casos suspeitos ou confirmados de contaminação por Coronavírus devem aguardar 14 dias após o último dia de contato, para realizar a doação de sangue; profissionais da saúde (médicos, enfermeiros entre outros) que tiveram contato direto (domiciliar ou profissional) com pacientes devem aguardar 14 dias após o último dia de contato para realizarem a doação de sangue; candidatos que foram vacinados contra Covid-19 só podem doar 48 horas após o recebimento de cada dose (nos casos de vacina Coronavac, da Sinovac/Butantan); 7 dias após cada dose (nos casos de vacina Oxford, da AstraZeneca/Fiocruz); e 7 dias após cada dose (nos casos de vacina da Pfizer/BioNtec).
Requisitos básicos para doação:
-Estar em boas condições de saúde;
– Ter entre 16 e 69 anos – desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Os menores de 18 anos devem conferir os documentos necessários e o formulário de autorização para a doação;
– Pesar, no mínimo, 50kg;
-Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
-Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
– Apresentar documento original, com foto recente, que permita a identificação do doador, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Para mais informações e endereços dos postos de coleta: https://www.prosangue.sp.gov.br/