Campanha nas linhas de metrô foca na conscientização para combater dengue e arboviroses
Instruções sobre como prevenir as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti podem ser encontradas em todas as estações
- Data: 07/02/2022 15:02
- Alterado: 17/08/2023 09:08
- Autor: Redação
- Fonte: ViaQuatro e ViaMobilidade
Como prevenir as doenças provocadas pelo Aedes aegypti
Crédito:Divulgação
O mosquito Aedes aegypti já é bastante conhecido pelos brasileiros, responsável pela transmissão de doenças como a dengue, a chikungunya e a zika. Conscientes desses riscos, a ViaQuatro e ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, respectivamente, promovem em suas 28 estações uma campanha de profilaxia e bons hábitos para combater a proliferação do mosquito
Em parceria com a Vigilância Ambiental da Lapa/Pinheiros e a UVIS Campo Limpo, estão expostos cartazes pelas estações contendo instruções de prevenção, controle e tratamento de doenças. Durante o mês de fevereiro, os cartazes trarão a pergunta: “E você? Já combateu o mosquito hoje?”.
No ano de 2021, mais de 500 mil casos de dengue foram registrados no Brasil. A chikungunya, por sua vez, teve um aumento de mais de 30% em relação a 2020 e ultrapassou 96 mil casos no país. Esses números alertam para a importância da prevenção.
“Nossas estações focam na mobilidade humana, o que significa que sempre haverá espaço para ações de cidadania e conscientização em prol da saúde pública nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade das concessionárias.
Além da campanha fixa, agentes de saúde estarão na Estação Campo Limpo (Linha 5-Lilás), no dia 8 de fevereiro, para orientar e tirar dúvidas dos passageiros, com medidas preventivas e informações para a identificação do mosquito. Este atendimento será das 10h às 16h.
Serviço
Campanha Combate à Dengue e arboviroses
Linhas 4-Amarela e 5-Lilás: até 4 de março
Estação Campo Limpo: campanha presencial em 8 de fevereiro, das 10h às 16h.