Campanha “Lugar de Idoso na Escola” reforça papel libertador do ensino
Prefeitura de Diadema lança ação para incentivar população a voltar a estudar: "Queremos garantir autonomia das pessoas", diz Ana Lúcia
- Data: 11/05/2022 20:05
- Alterado: 11/05/2022 20:05
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Dino Santos / PMD
O lançamento da campanha “Lugar de Idoso é na Escola”, realizado nesta quarta-feira (11), no Parque Ecológico, no Eldorado, reforçou a diretriz da Prefeitura de Diadema no entendimento de que a educação é libertadora, independentemente da idade. Idosos se reuniram para enaltecer o projeto, que tem como objetivo aumentar a inclusão desse público nas salas de aula.
Casados há cinco décadas, Eduardo Lopes, de 83 anos, e Maria Azevedo, de 69, não tiveram a oportunidade de concluir os estudos e sabem exatamente o que isso significa. “Eu trabalhei a vida inteira, mas muitas vezes perdia oportunidades por não ter estudado. Mesmo que agora eu esteja aposentado, penso que nunca é tarde para aprender”, conta Eduardo. Maria completa: “Eu ainda quero fazer muitas coisas na minha vida e com certeza os estudos me ajudarão nisso”.
O depoimento do casal é o norte do programa, concebido em um esforço intersecretarial, envolvendo a Secretaria de Educação, a Secretaria de Assistência Social e com o Conselho Municipal do Idoso. Em Diadema, estima-se que 30 mil moradores não concluíram os estudos, grande parte deles é de população idosa.
“Antes de ser secretária, eu também sou professora e uma das grandes lições que aprendi é que educar é pra vida inteira. Tenho um carinho especial por esta campanha justamente por mostrar que não há idade para sonhar. Voltar a estudar não é só para garantir emprego. É para garantir também a autonomia dessas pessoas”, disse a secretária de Educação de Diadema, Ana Lúcia Sanches.
Absolon de Oliveira, coordenador do programa EJA (Educação de Jovens e Adultos), lembrou do papel essencial da educação na população idosa, em especial de baixa renda. Ele citou que a volta aos estudos é um instrumento de inserção social, possibilitando novas perspectivas a esse público.
A campanha fará busca de interessados junto a comunidades, associações de bairros e entidades religiosas. Os interessados em se alfabetizar terão aulas dentro do programa EJA (Educação para Jovens e Adultos). Além de ler e escrever, os alunos e alunas receberão noções de informática, entre outras disciplinas.
A secretária de Assistência Social e Cidadania, Márcia Barral, e o presidente da Câmara Municipal, Josa Queiroz, participaram da atividade de lançamento.