Campanha de vacinação ampliada da Meningocócica C entra na reta final em Diadema
Município alerta que prazo para público ampliado receber a proteção está terminando. Vacina é fundamental para proteger contra a meningite
- Data: 16/02/2023 19:02
- Alterado: 16/02/2023 19:02
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Dino Santos / PMD
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema segue ofertando diariamente nas 20 Unidades Básicas de Saúde as vacinas contra a meningite, mas o prazo para que o público ampliado receba a imunização está terminando. Vale lembrar que, desde o início deste ano, seguindo orientação do Governo Estadual, o imunizante está disponível, em caráter excepcional, para público ampliado até o dia 28 de fevereiro ou enquanto durar o estoque municipal.
A vacinação é a principal ferramenta de prevenção da doença bacteriana, com as vacinas meningocócicas conjugadas C e ACWY, além dos demais imunobiológicos a serem administrados no primeiro ano de vida, como vacina BCG, Pneumocócica 10 e pentavalente.
A coordenadora da Vigilância em Saúde, Cristina Martins, chama a atenção dos pais e responsáveis para que confiram a caderneta dos filhos e cumpram o calendário de vacinação. “A meningite pode apresentar formas graves e até levar a óbito. Por isso, recomendamos que os pais e responsáveis cumpram o cronograma de rotina e mantenham as vacinas atualizadas. As baixas coberturas vacinais no território brasileiro das vacinas, de modo geral, têm preocupado os profissionais da saúde e por isso, esse esforço concentrado de vacinar o maior número possível de pessoas para reduzir riscos à saúde das nossas crianças”.