Campanha de arrecadação de alimentos do Sesc e Senac SP amplia pontos de coleta

Além das unidades do Sesc e do Senac na capital, região metropolitana, interior e litoral, as drogarias da rede Coop também receberão as doações;

  • Data: 30/09/2021 16:09
  • Alterado: 30/09/2021 16:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc
Campanha de arrecadação de alimentos do Sesc e Senac SP amplia pontos de coleta

Crédito:

Você está em:

As 103 unidades do Sesc e do Senac São Paulo estão de portas abertas para a solidariedade em uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis para levar comida a famílias em vulnerabilidade social. A iniciativa, coordenada pelo Mesa Brasil Sesc São Paulo, programa criado pela instituição há 26 anos e que busca alimentos onde sobra para distribuir aos lugares em que falta, visa suprir as necessidades básicas de quem se vê em situação crítica de insegurança alimentar, onde ter o que comer se torna uma preocupação diária. E a partir de 02 de outubro, a Ação Urgente Contra a Fome contará também com 31 unidades das drogarias Coop como pontos de coleta das doações. A iniciativa, que já tinha o apoio dos Sindicatos do Comércio, também passa a contar com o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma/SP) e o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP). 

“Em nova etapa, a campanha Ação Urgente Contra a Fome amplia sua capacidade logística e de arrecadação com o aporte de importantes parceiros à capilaridade territorial desse fluxo solidário”, afirma Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo. E complementa: “Garantir a continuidade e a ampliação desse atendimento é algo urgente e prioritário para nós, frente ao significativo aumento do número de pessoas com limitação de acesso ao alimento na atualidade”. 

A campanha Ação Urgente Contra a Fome visa arrecadar alimentos não perecíveis, que são aqueles que podem ser guardados com segurança por longos períodos em temperatura ambiente e por isso são facilmente coletados e armazenados. São alimentos importantes para a nutrição e essenciais para uma alimentação adequada e saudável de uma família. E o Sesc aproveita a ação para conscientizar a população sobre a importância da doação responsável, com produtos de qualidade e dentro da validade. Além disso, itens de limpeza e higiene também estão sendo arrecadados. 

O presidente do Sincofarma/SP, Natanael Aguiar Costa, destaca a necessidade atual e fortalece a participação na campanha Ação Urgente Contra Fome: “É uma obrigação das instituições, empresas e do próprio cidadão fazer a sua parte em ajudar ao próximo. Cada pouco que podemos colaborar, certamente será uma soma para um resultado substancial aos mais necessitados. Sabemos que atravessamos uma crise que se agravou ainda mais com a pandemia, mas, certamente, muitos de nós podemos nos considerar privilegiados diante de muitas situações que estamos nos deparando. Basta sair nas ruas de São Paulo e verá essa triste realidade. E a fome não espera um momento certo. É urgente mesmo essa ação. A campanha Mesa Brasil pode contar com o Sincofarma/SP”. 

Como cidadãos, temos primado pela responsabilidade social. O CRF-SP, que zela pela saúde e bem-estar da população, está honrado com essa parceria e à disposição para contribuir nesse trabalho com o objetivo tão nobre, que é ajudar a quem mais precisa”, comenta o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, Dr. Marcos Machado. 

“O cooperativismo tem forte relação com as comunidades onde atua e desempenha um importante papel na geração do desenvolvimento e renda. E, neste momento em que muitas famílias estão em situação de vulnerabilidade social, a Coop está presente também em todas as ações que contribuam para levar alimentos e itens de higiene e limpeza a quem mais precisa”, reforça Marcio Valle, presidente executivo da Coop. 

Aos que se dirigirem até uns dos pontos de arrecadação para deixar a sua contribuição, as instituições pedem que esse deslocamento seja realizado dentro dos protocolos de controle de transmissão vigentes em cada município, observando-se o uso correto da máscara de proteção facial e álcool em gel para higienização pessoal, em atendimento à necessária limitação da circulação de pessoas nesse período. 

Os itens arrecadados serão entregues às instituições sociais cadastradas no programa Mesa Brasil Sesc, que repassam os itens para as famílias assistidas, contemplando todas as camadas da sociedade que atualmente vivem em situação de vulnerabilidade social.

Lançamento da Campanha

O evento de lançamento da campanha nos novos pontos de coleta será no dia 02 de outubro, das 10h às 16h, e acontecerá na loja Coop da rua Carijós 1843, na cidade de Santo André. Além do caminhão do Mesa Brasil, que fará a coleta das doações, o evento contará com a presença dos representantes do Sincofarma/SP, do CRF-SP e da cooperativa.

O que doar 

Alimentos não perecíveis como arroz, feijão, leite em pó, óleo, fubá, sardinha em lata, macarrão, molho de tomate, farinha de milho e farinha de mandioca. Neste momento, a prioridade da campanha é a arrecadação de alimentos para o combate emergencial à fome. No caso das doações realizadas nas Drogarias Coop, itens de higiene e limpeza também serão recebidos. 

Coleta nas Drogarias Coop 

Ao todo, 31 lojas funcionarão como ponto de coleta, sendo 20 drogarias (receberão apenas produtos de higiene pessoal) e 11 supermercados da rede (com farmácias internas, que receberão produtos de higiene pessoal e alimentos não perecíveis), nas seguintes cidades paulistas: Barueri, Cotia, Jacareí, Guarulhos, Piracicaba, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, São José dos Campo, São Paulo e Sorocaba. 

Para informações sobre o endereço das lojas participantes, acesse: https://bit.ly/MesaBrasil_NovosParceiros 

Coleta no Senac 

As doações podem ser realizadas nas 63 unidades educacionais da instituição, presentes em todo o estado de São Paulo. São 17 na capital; cinco na Grande São Paulo; duas no litoral; 36 no interior, e três campi do Centro Universitário Senac, sendo um no bairro Santo Amaro, na capital, e dois no interior, que formam o complexo educacional com os hotéis-escola Senac em Águas de São Pedro e em Campos do Jordão. 

Os alimentos podem ser entregues das 9h às 17h, na entrada dos prédios. Por conta da pandemia, apesar de algumas unidades já terem retomado parte das aulas presenciais, o atendimento continua somente pelos canais digitais.

Os endereços das unidades Senac podem ser consultados em sp.senac.br/unidades 

Coleta no Sesc 

As doações podem ser feitas no horário de funcionamento das unidades do Sesc em todo estado. Os detalhes estão no site sescsp.org.br/doemesabrasil. Algumas unidades também contam com o sistema drive-thru de coleta. 

As unidades estão sinalizadas com recomendações de autocuidado e segurança, além de marcações que orientam o distanciamento físico adequado para a circulação no edifício. Álcool em gel também está à disposição para uso do público. 

Importante salientar que as unidades do Sesc seguem com acesso controlado de público e atendimento exclusivo aos inscritos nas atividades presenciais, retomadas de forma gradual e consciente nesta Fase de Transição do Plano São Paulo. Tudo mediante agendamento prévio, atendimento restrito a 30% da capacidade de cada espaço e autorização municipal. Para a Ação Urgente Contra a Fome, àqueles que queiram deixar sua doação não será necessário agendamento.

Compartilhar:

  • Data: 30/09/2021 04:09
  • Alterado:30/09/2021 16:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados