Caminhos para a Cidadania celebra os povos originários em atividades para as salas de aula
Programa traz obras de artistas indígenas, fomentando a diversidade e a cultura
- Data: 18/04/2022 13:04
- Alterado: 18/04/2022 13:04
- Autor: Redação
- Fonte: Instituto CCR
O jornalista Juan Arias
Crédito:
Neste mês, o Programa Caminhos para a Cidadania, ação social e educativa do Grupo CCR para professores e professoras do Ensino Fundamental I, aborda as contribuições históricas e culturais, diversidade e direitos dos povos indígenas no Brasil.
O material sugere dois planos de aula com atividades remotas e presenciais para as crianças de 1º a 2º ano e de 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I. Ambas as sequências didáticas buscam trazer um olhar integral sobre a cultura de etnias, trazendo como ponto de partida obras de artistas indígenas e suas visões de mundo.
Para os alunos do 1º e 2º ano, a sugestão é a apreciação da obra “A Árvore de todos os Saberes”, do artista Macuxi Jaider Esbell, acompanhada de uma roda de conversa sobre a importância da natureza e do território para os povos originários. Já para estudantes do 3º, 4º e 5º, a proposta é assistir ao documentário “Caranguejo”, com a promoção de debate e introduzir perguntas sugeridas pelo programa.
“Entender o passado, o processo de construção e formação da população do país é fundamental para fomentar uma educação mais inclusiva e democrática para as nossas crianças e jovens”, afirma Ariane Teles, responsável pelo programa.
Todas as atividades propostas pelo Programa Caminhos para a Cidadania acompanham as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e promovem as habilidades de aprendizagem essenciais para todos os estudantes. Os materiais pedagógicos contam com o apoio do Instituto Crescer, que presta a consultoria técnica pedagógica para o programa.
Acesse os materiais:
Plano de aula 1º a 2º ano: clique aqui.
Plano de aula 3º, 4º e 5º ano: clique aqui.