Câmara de São Caetano pauta projeto sobre capoeira, de autoria do vereador Jander Lira
O projeto de lei que dispõe sobre o reconhecimento da prática da capoeira como expressão cultural imaterial, além de esportiva e de caráter educacional no município
- Data: 16/05/2023 20:05
- Alterado: 16/05/2023 20:05
- Autor: Redação
- Fonte: Secom-CMSCS
Crédito:Divulgação/Secom-CMSCS
A Câmara de São Caetano teve na pauta da sua sessão ordinária desta terça-feira, 16, o projeto de lei que dispõe sobre o reconhecimento da prática da capoeira como expressão cultural imaterial, além de esportiva e de caráter educacional no município, de autoria do vereador Jander Lira (PSD).
“É um projeto de conteúdo popular. A capoeira é a expressão mais brasileira que podemos ter”, afirmou o autor.
No texto da justificativa, encaminhado com o projeto, é pontuado que “a prática da capoeira, além de ter um rico conteúdo histórico, desenvolve o aspecto físico-motor, cognitivo e afetivo, pois é um excelente facilitador de aprendizagem”.
Entendendo o parecer de inconstitucionalidade do projeto, o autor pediu o arquivamento do mesmo para encaminhá-lo ao Conselho Municipal de Educação. O objetivo, segundo Jander, é que a prática da capoeira passe a ser ofertada no contraturno das escolas.
“Vou encaminhar ao Conselho Municipal de Educação para que o Conselho avalie e que encaminhe o projeto para que a gente possa ter essa expressão cultural e esportiva da nossa terra no contraturno de nossas escolas municipais”, explicou o vereador.
O pedido de arquivamento feito pelo autor foi aprovado pelo plenário.