Câmara de São Caetano homenageia Dia do Maçom com sessão solene
Com o Plenário dos Autonomistas lotado e presença de diversas autoridades municipais, regionais e homenageados, o evento resgatou a história da maçonaria na cidade, no Brasil e no mundo
- Data: 25/08/2023 19:08
- Alterado: 01/09/2023 19:09
- Autor: Redação
- Fonte: CMSCS
Crédito:Divulgação/CMSCS
A Câmara Municipal de São Caetano do Sul realizou sessão solene na noite de quinta-feira (24/8) em homenagem ao Dia do Maçom, comemorado no dia 20 de agosto. Com o Plenário dos Autonomistas lotado e presença de diversas autoridades municipais, regionais e homenageados, o evento resgatou a história da maçonaria na cidade, no Brasil e no mundo.
O vereador Marcos Fontes (PSDB), autor da indicação para realização da sessão, ressaltou o papel da maçonaria na história do País e também destacou o papel das novas gerações na instituição. “Os maçons participaram de vários momentos importantes, seja na Proclamação da República ou na Independência do Brasil, portanto, temos que prestar essa homenagem. Vocês, jovens, são o futuro da nação. Espero que vocês mantenham a continuidade da maçonaria, preservando nossos bons costumes e tradições”, disse Marcos Fontes.
Marcos Cesar Gingliani, presidente do Colégio de Veneráveis de São Caetano, destacou os princípios da maçonaria e agradeceu à Câmara Municipal pela realização da homenagem. “A maçonaria é uma instituição universal, cujos membros cultivam os princípios da igualdade, fraternidade e liberdade sem nenhuma distinção. Quero em nome do Colégio de Veneráveis prestar nossa reverência e agradecer ao Poder Legislativo por realizar essa solenidade”, frisou.
O vereador César Oliva (PSD) fez a saudação em nome do Poder Legislativo. “A maçonaria é uma instituição que tem por objetivo tornar feliz a humanidade, pelo amor e aperfeiçoamento dos costumes, pela tolerância e crenças. É uma instituição reconhecida pela sociedade através do trabalho desenvolvido. Tem um passado glorioso a exibir, mas sempre permanecendo atentos aos nossos valores históricos.”
Representando o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), o vice-prefeito Carlos Humberto Seraphim (PL) destacou a parceria da instituição com o poder público nas ações sociais. “Na nossa cidade a maçonaria tem um papel histórico na emancipação do município, em 1948, coincidindo com a fundação da primeira loja maçônica e consequente separação de Santo André para nos tornarmos a cidade que conhecemos hoje”, afirmou. “A maçonaria tem um papel fundamental nas questões relacionadas ao terceiro setor em parceria com a Prefeitura. Temos que enaltecer o trabalho dos maçons para a melhora da qualidade de vida em nossa cidade”, elogiou Seraphim.