Câmara de Ribeirão Pires promove ação de conscientização contra a Violência à Mulher
Neste Dia Internacional da Mulher, o Legislativo promove café da manhã especial às colaboradoras e a divulgação dos canais de combate à violência contra a mulher, ofertados na cidade
- Data: 08/03/2023 16:03
- Alterado: 31/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: Câmara Municipal de Ribeirão Pires
Legislativo promoveu café da manhã especial com as colaboradoras
Crédito:CMRP
Na manhã desta quarta-feira, dia 8 de março, data que celebra o Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Ribeirão Pires promoveu um café da manhã especial às colaboradoras que prestam serviços ao Legislativo da cidade.
Além de homenagear, a atividade promoveu a conscientização sobre o combate à violência contra as mulheres, um dos principais atos de violação dos direitos humanos. Foi disponibilizado material virtual com informações sobre a Patrulha Maria da Penha, serviço de atendimento às vítimas promovido pela Guarda Municipal da cidade. O serviço, com funcionamento 24 horas, pode ser acionado pelos telefones 193 ou 4825-2318.
“A ideia é que possamos repassar esses mecanismos de atendimento, ofertados gratuitamente pelo município, ao maior número de mulheres ribeirão-pirenses, para que essa rede de apoio e acesso à informação sejam ampliados”, afirma o presidente da Câmara, professor Paulo Cesar.
O evento foi realizado no Espaço Multicultural Vereadora Archângela Manno, primeira vereadora eleita da Câmara Municipal, em 1954. Angelina participou da 1ª legislatura de 1955 a 1958 e presidiu a Comissão de Higiene, Saúde Pública e Assistência Social.
“E nada mais simbólico do que reunir as mulheres, que constroem a Câmara diariamente, na sala que carrega o nome da primeira vereadora da cidade. Isso é uma pequena demonstração do reconhecimento da força que as mulheres têm, do potencial que elas carregam para mudar o mundo”, conclui o presidente.
Aplicativo de Segurança
Em Ribeirão Pires também há atendimento às vítimas que já possuem Medida Protetiva no âmbito da Lei Maria da Penha. O aplicativo ANA agiliza o atendimento em casos de emergência. O cadastro deve ser feito diretamente na sede da Guarda Municipal (Avenida Kaethe Richers – Portal de entrada da cidade), de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Após o cadastro, a mulher receberá acesso ao aplicativo e quando importunada, basta dar um clique para que a corporação seja acionada e preste apoio imediato. Atualmente, 40 mulheres já estão cadastradas e têm acesso ao serviço.