Calor acima dos 30º e baixa umidade devem permanecer na capital até primeira quinzena de maio

Previsão para o feriado também é de temperaturas elevadas, sem previsão de chuvas

  • Data: 29/04/2024 15:04
  • Alterado: 29/04/2024 15:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Calor acima dos 30º e baixa umidade devem permanecer na capital até primeira quinzena de maio

Crédito:Reprodução

Você está em:

Os últimos dias de abril e a primeira quinzena de maio serão de temperaturas elevadas, sem previsão de chuvas, e, portanto, com baixa umidade do ar, de acordo com a previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da Prefeitura de São Paulo. A previsão é a mesma para o feriado de 1º de maio, Dia do Trabalho.

“O tempo segue seco e ensolarado, com temperaturas elevadas para a época do ano e índices de umidade atingindo valores em torno dos 30% durante as tardes”, explica o meteorologista Michael Pantera, do CGE da Prefeitura de São Paulo. 

A Defesa Civil Municipal mantém o estado de atenção para altas temperaturas em toda a cidade desde as 11h10 do dia 26. 

Nestas situações é recomendado beber muita água, umidificar ambientes internos, usar protetor solar e evitar a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Temperatura 

Na terça-feira (30), o sol favorece a rápida elevação das temperaturas no decorrer do dia. Os termômetros devem variar entre mínimas de 20°C e máximas que podem chegar aos 32°C, com índices de umidade atingindo valores próximos aos 30% nas horas mais quentes. No final do dia a nebulosidade aumenta com a chegada da brisa marítima, entretanto não há condição de chuva.

A quarta-feira (1º), Feriado do Dia do Trabalho, deve apresentar tempo seco e ensolarado com temperaturas em elevação. As mínimas oscilam em torno dos 19°C, enquanto as máximas podem chegar aos 33°C. A umidade relativa do ar entra em declínio e deve atingir valores próximos aos 30% nas horas mais quentes. No final da tarde a chegada da brisa marítima causa um ligeiro aumento de nebulosidade, mas sem condição para chuva na Grande São Paulo.

Os modelos numéricos de previsão indicam que a massa de ar seco e quente que predomina sobre o Estado de São Paulo deve manter o tempo ensolarado com máximas acima dos 32°C, inclusive para o fim de semana. “Alerta-se para os baixos índices de umidade do ar, que devem atingir valores críticos, abaixo dos 30%, durante as tardes”, explica Pantera.

A média de temperatura mínima esperada para abril é de 17,2°C e a média da máxima de 26,2°C. O mês registrou até o momento mínima média de 18,3°C e máxima média de 28,3°C. A maior temperatura máxima média já registrada na cidade em um mês de abril ocorreu em foi em 2005, no dia 8, com 34,1°C. A maior máxima registrada neste ano, em abril, foi no dia 4, com 32,6°C de média na cidade.

Pouca chuva em maio

Maio começa com temperaturas elevadas, e sem previsão de chuvas. A média da mínima para o mês é de 14,5°C e a média da máxima é de 23,4°C. Já a média de chuva é de 55,3mm. “O mês deve transcorrer quente e com baixo acumulado pluviométrico”, complementa Pantera.

Essa condição de tempo seco e calor para a época do ano ainda deve predominar na primeira quinzena de maio. “Um sistema de alta pressão associado a uma massa de ar seco e quente predomina sobre o interior do Brasil, provocando um bloqueio atmosférico que impede que as frentes frias cheguem ao litoral paulista com força para mudar o tempo. O resultado são dias de sol, tempo seco e temperaturas elevadas para a época do ano”, finaliza Pantera.

Compartilhar:

  • Data: 29/04/2024 03:04
  • Alterado:29/04/2024 15:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados