Caixa Cultural recebe a exposição “Mamáfrica – Ancestralidades Africanas no Brasil e em Cuba”
De 12/12/2023 a 04/02/2024 - Evento reúne 80 trabalhos artísticos (68 artistas cubanos e brasileiros)
- Data: 25/11/2023 18:11
- Alterado: 25/11/2023 18:11
Crédito:Divulgação
Após uma temporada em Salvador, a Exposição ‘Mamáfrica – Ancestralidades africanas no Brasil e Cuba’ chega a São Paulo, a partir do dia 12 de dezembro, na Caixa Cultura São Paulo (Praça da Sé, 111).
Reunindo mais de 80 obras que exploram diversas técnicas de pintura, objetos e instalação que foram produzidas por 68 artistas (sendo 23 cubanos e 34 brasileiros de 10 estados, incluindo São Paulo, Bahia, Paraíba, Espírito Santo, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, e Santa Catarina) a Exposição promete promover um mergulho na riqueza da expressão artística de Cuba e Brasil, celebrando a criatividade e a cultura desses dois países e também do continente africano.
Realizada pelo Instituto Alvorada Brasil e Barthô Naïf, com patrocínio da CAIXA e Governo Federal, a exposição tem curadoria de Oscar D’Ambrósio, Odécio Visintin Rossafa Garcia, Juliana Candido e Shirlene Pérola Negra, que selecionaram cuidadosamente as obras para oferecer uma experiência artística única aos visitantes. Os artistas selecionados garantem representatividade da diversidade de gênero, sexualidade, LGBTQIA+ e religiosa, incluindo matrizes africanas.
Na programação:
· Instalação artística na entrada do evento com elementos da cultura africana introduzidos na cultura brasileira e cubana;
· Grupo Convidados para participação como: Quilombolas, Grupos musicais Afros Brasileiros, Grupos PCD’s, Escolares, entre outros;
· Visitas guiadas: no dia 12/12, às10hs – atividade de nivelamento com educativo da Caixa cultural – atividades na mostra.
HOMENAGEADOS
Homenagem do CODO – Clodoaldo Turcato ao 02 DE JULHO – Independência do Brasil na Bahia com Dedicação especial à CAROLINA DE JESUS.
Quatro Artistas homenageados – Luis Joaquin Rodrigues Arias e Richard Bruff Bruff (in-memorian), Cuba.
Albina dos Santos e Tercilia dos Santos, Brasil.
Coletivos de Mulheres naif da Paraíba – Africanidades
Em Destaque:
Uma das obras de destaque da mostra, a peça coletiva intitulada ‘AFRICANIDADES’ foi criada por onze artistas do Coletivo Mulheres da Arte Naïf PB e é uma representação visual em forma de colcha de retalhos, simbolizando a união de diversas influências socioculturais. O circuito expositivo também contempla pinturas de Clodoaldo Turcato, conhecido artisticamente como CODO. São pinturas dedicadas ao 2 de julho que faz homenagem a Bernadete Pacífico, líder quilombola baiana que foi brutalmente assassinada este ano.
Uma experiência artística única
A iniciativa visa ampliar a compreensão da diversidade cultural presente em ambas as nações, utilizando a Arte Naïf como meio de expressão e difusão. Por fim, a exposição propõe um diálogo, facilitando um intercâmbio cultural entre Brasil e Cuba, incentivando a colaboração e o entendimento mútuo. Esses pilares enriquecem ainda mais a experiência estética oferecida pela mostra.
A exposição também vai contar com rodada de conversas com pessoas representativas ligadas ao tema e mediadores treinados com viés da diversidade de gênero, lgbtqia+, além de acessibilidade, legendas em braile em português e espanhol e áudio descrição das obras através de QR Code.
SERVIÇO:
‘Mamáfrica – Ancestralidades africanas no Brasil e Cuba’
Onde: CAIXA Cultural SP (Praça da Sé, 111)
Quando: De 12 de dezembro/2023 a 04 de fevereiro de 2024.
Visitação: Terça a Domingo, das 9h às 19h
Realização: Instituto Alvorada Brasil, Barthô Naïf
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Programação: www.caixa.gov.br/caixacultural
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Curador: Odécio Visintin Rossafa Garcia ([email protected])