Cai em quase 25% o número de manifestações na Ouvidoria do Detran-SP em setembro
Excelência no atendimento e digitalização nos serviços fizeram com que as manifestações dos cidadãos paulistas junto ao principal canal do órgão tivessem redução significativa no último mês
- Data: 11/10/2023 08:10
- Alterado: 11/10/2023 08:10
- Autor: Redação
- Fonte: Detran-SP
Crédito:Divulgação
Com a digitalização dos serviços, consequente desburocratização e a busca pela oferta de atendimentos de excelência, o Detran-SP registrou redução de cerca de um quarto nas manifestações dos cidadãos junto à sua Ouvidoria. De setembro para agosto de 2023, aconteceu uma queda de pouco mais de 24%. Foram 8.302 manifestações no mês anterior, contra 6.308 desse último mês.
Todos os serviços ofertados pelo Detran-SP vêm gerando um número progressivamente menor de manifestações da população junto à Ouvidoria. A Diretoria de Veículos, responsável entre outros serviços, por emissão de segunda via do CRV, bloqueio e desbloqueio, gravame, placas, transferência entre outros, teve uma queda de 38% no número de reclamações, saindo de 3.939 em agosto para 2.851 em setembro.
A Ouvidoria do Detran-SP recebe, em média, de 300 a 500 manifestações por dia. São aproximadamente 70 mil demandas a cada ano registradas pelo sistema, além de realizar atendimentos via telefone e presencialmente, sempre com o intuito de resolver a questão apresentada com a brevidade que os casos requerem.
Em atendimento presencial e por telefone, os cidadãos têm 93% de suas demandas solucionadas ou recebem a devida orientação para que tenham seu problema resolvido, com aumento nos elogios aos serviços prestados.
Até setembro, a Ouvidoria do Detran-SP recebeu 65.456 manifestações dos cidadãos. Desde junho de 2023, o departamento iniciou o atendimento presencial em novo espaço na sede (Rua Boa Vista, 209, Centro), para casos mais complexos – desde que a demanda já tenha passado pelo atendimento telefônico ou eletrônico previamente a solução ainda não tenha sido apresentada, ofertando 20 a 30 atendimentos presenciais diários, durante os quais os cidadãos têm suas demandas resolvidas ou recebem a orientação para resolução. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
É importante lembrar aos cidadãos paulistas que a Ouvidoria deve ser utilizada para demandas não solucionadas por outros canais, como o “Fale com o Detran” e atendimentos nos portais do Detran-SP e/ou do Poupatempo.
Detran-SP Digital
Atualmente, mais de 70 opções de serviços online estão disponíveis nos canais digitais do Detran-SP. Entre eles, estão a renovação e segunda via da CNH, licenciamento de veículos, transferência, registro e liberação de veículos, consulta de multas e de pontuação na habilitação, indicação de condutor, inclusão de exercício de atividade remunerada, adição e mudança de categoria.
Já o atendimento presencial aos cidadãos para a execução de serviços é realizado em uma unidade do Detran-SP ou do Poupatempo. Para ser atendido nestes postos é preciso agendar obrigatoriamente data e horário no portal https://www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento ou pelo Assistente Virtual chamado “P”, disponível no site e no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.
Atendimento de excelência
Além do Detran-SP Digital, processos foram digitalizados. A partir da implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o Detran-SP já garantiu a tramitação completa de mais de 48 mil processos no formato digital, permitindo comunicação ágil e segura das demandas recebidas pela autarquia.
O Detran-SP também trabalhou na implementação da padronização e no aumento da eficiência do atendimento pelos Postos Poupatempo da Capital, tornando mais assertivo o contato com o cidadão. Foram realizados mais de 10 mil atendimentos, com tempo médio de 12 minutos cada. Também foi digitalizado o processo referente às multas de transferência de veículos fora do prazo de 30 dias, economizando aproximadamente 21 mil horas de trabalho manual de colaboradores da autarquia, liberados para outras tarefas e para agilização dos serviços aos cidadãos.
A autarquia ainda promoveu o ajuste de regra para a venda digital de veículos, possibilitando que o cidadão faça todo processo de transferência online, com segurança e rapidez.