“Brincando de Trânsito” forma 165 alunos de Ribeirão Pires
Ação da Prefeitura transforma crianças em multiplicadoras do conhecimento
- Data: 13/11/2019 11:11
- Alterado: 13/11/2019 11:11
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Formatura de alunos do curso “Brincando de Trânsito”
Crédito:João Damásio
A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires realizou nesta terça-feira, dia 12 de novembro, a formatura de alunos do curso “Brincando de Trânsito”, na Escola Municipal Fiorindo Roncon, no bairro Roncon. Cerca de 165 alunos, com idade entre quatro e seis anos, receberam certificado de multiplicadores do conhecimento sobre boas práticas no trânsito enquanto pedestres, ciclistas e condutores.
O evento contou apresentação teatral dos palhaços da ONG Picadeiro do Asfalto, que em parceria com o Sindicato das Empresas de Seguros de São Paulo leva para as escolas públicas ações de conscientização focadas na importância de obedecer às leis de trânsito.
Durante a cerimônia, os alunos promoveram apresentação de coral com a música “Travessia Segura”. A formatura contou com a presença do vice-prefeito, Gabriel Roncon, da secretária de Educação, Flávia Banwart, de pais e familiares dos estudantes que puderam conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Transportes e Trânsito, em parceria com a Secretaria de Educação.
O curso “Brincando de Trânsito” integra o projeto “Educação no Trânsito”, ministrado pelo educador Fábio Bertrani Leme, com apoio dos agentes de trânsito. As aulas funcionam sobre os seguintes eixos temáticos: aprender a ser pedestre; aprender a ser passageiro; aprender a ser ciclista e aprender a ser condutor. Todo o aprendizado é realizado de forma lúdica para que as crianças aprendam brincando.
A aluna Rafaela Ripoli comemorou a formatura. “Estou muito feliz com as brincadeiras que foram realizadas durante o curso. E ainda aprendi que devo sempre usar a faixa de pedestre para travessar a rua com a minha mãe”.
Edinalva Sodré, 41 anos, mãe do pequeno João Rodrigo, de 5 anos, disse que estava emocionada em saber que o filho tem aprendido as regras de trânsito. “Meu filho nos alerta sobre o uso de celular ao volante e também sobre a importância do cinto de segurança no banco traseiro. É muito bom sabermos que a Prefeitura está participando do desenvolvimento da educação de nossas crianças”, ressaltou a mãe.
“Com ações de educação para o trânsito em todas as faixas etárias e promovendo melhorias na sinalização e no viário, seguimos trabalhando para contribuir, a cada dia mais, com a redução dos acidentes, especialmente com vítimas fatais”, explicou o secretário de Transportes e Trânsito, José Adão Alves.