Brincadeiras Guarani agitam Dia das Crianças no Museu das Culturas Indígenas
Grupo da Aldeia Itapu Mirim, de Registro (SP), conduz programação especial do MCI no feriado de 12 de outubro
- Data: 10/10/2023 10:10
- Alterado: 10/10/2023 10:10
- Autor: Redação
- Fonte: Museu das Culturas Indígenas
Arco e flecha é uma das brincadeiras da programação do Dia das Crianças
Crédito:MCI
Brincadeiras da cultura Guarani Mbya e apresentações de dança e coral vão animar a programação do CultSP Kids, no Museu das Culturas Indígenas (MCI) no Dia das Crianças (12/10). As atividades gratuitas serão conduzidas pelos indígenas da Aldeia Itapu Mirim, de Registro (SP), junto com a equipe do Museu. O MCI é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.
Para brincar de peteca, os participantes poderão produzir o brinquedo com palhas de milho, por meio de amarras e laços ensinadas pelos indígenas. A brincadeira, que em Tupi-Guarani significa “tapear” ou “golpear com as mãos”, auxilia o desenvolvimento da coordenação motora e proporciona agilidade nos movimentos.
Outra atividade que promete garantir a diversão da criançada é o arco e flecha. No pátio do MCI, um alvo permite que a criançada possa atingir uma flecha mais próxima ao centro. A atividade também vai informar sobre a cultura das crianças que vivem nas aldeias.
Na corrida de maracá, os participantes trabalham em equipe, enquanto um juiz observa a largada e chegada dos participantes. Os pequenos devem correr até o obstáculo, divididos em duas filas. Na sequência, o maracá (ou bastão), deve ser entregue ao próximo da fila – vence o grupo que terminar primeiro. Para completar o dia de diversão, mais duas brincadeiras serão ensinadas pelos indígenas, a uruxy (mão de galinha) e a mandió (jogo da mandioca).
DANÇA
Para fechar o feriado, uma performance carregada de significados ritualísticos e de fortalecimento dos Guarani ocorre no MCI. A apresentação de coral e dança dos Xondaros e Xondarias, mostra ao público como a dança sagrada contribui para a agilidade, coragem e força – física e espiritual – da comunidade.
SERVIÇO
Dia das Crianças: brincadeiras indígenas da Aldeia Itapu Mirim
12/10, das 10h às 12h e das 14h às 16h
Gratuito com retirada de ingresso no site: https://museudasculturasindigenas.org.br/
Museu das Culturas Indígenas
Rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca – São Paulo/SP