Braskem seleciona novos profissionais para o setor químico

Programa Formação de Operadores já preparou mais de 230 estudantes nos últimos oito anos

  • Data: 03/06/2019 16:06
  • Alterado: 03/06/2019 16:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: Braskem
Braskem seleciona novos profissionais para o setor químico

Crédito:divulgação/ Braskem

Você está em:

A Braskem selecionou 32 estudantes dos cursos de Operador de Processos Industriais e Técnico em Petroquímica ministrados pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Mauá para estágio na companhia. A parceria entre a empresa e a instituição de ensino teve início em 2011 com a proposta de capacitar profissionais de alto nível para suprirem a demanda da indústria química na região. Desde então, 230 jovens foram selecionados para participar do Programa de Formação de Operadores, somando mais de 10 mil horas de treinamento.

O Senai é parceiro das empresas do Polo Petroquímico por ter o compromisso com a capacitação profissional por meio da construção de uma base teórico-conceitual alinhada à aprendizagem prática, abordando temas como equipamentos e operações unitárias da cadeia química e petroquímica. A Braskem propicia a vivência profissional por meio do Programa de Formação de Operadores, destinado a jovens a partir de 18 anos. Podem participar do processo seletivo os alunos dos dois cursos oferecidos pelo Senai em Mauá.

Segundo Eunice Conceição, analista da área de Educação Industrial da Braskem, a parceria de instituições de ensino com organizações privadas pode ajudar o setor a inovar e também pode levar contribuições para a grade curricular dos cursos, a fim de preparar mão de obra com o perfil que o mercado procura. “Nesse diálogo, a empresa consegue identificar aqueles estudantes mais dedicados e a instituição acadêmica tem a chance de conhecer de perto as necessidades do mercado e se adequar às demandas”, explica.

O programa é estruturado em dois módulos: Estágio e Trainee. O estágio, com duração de seis meses, permite aos jovens conhecerem os processos da Braskem, valores da empresa, áreas de interfaces e treinamentos normativos que apoiam a experiência prática. Além disso, os estudantes têm a oportunidade de realizar visitas técnicas às fábricas da Braskem na região para criarem uma rede de relacionamento e uma visão mais ampla da área que escolheram atuar.

Após o período de estágio, de acordo com as oportunidades internas, os jovens podem ser contratados pela empresa como Operadores Trainees. Nesta fase, eles são orientados para estudarem uma área industrial, que lhes dará um certificado, capacitando-os a aplicarem os conhecimentos através das competências requeridas para um Operador Braskem.

“O programa nos permite enxergar como as fábricas da Braskem estão interligadas e entender a importância dos processos em cadeia para o mercado. Outro diferencial é a atenção dada pelos instrutores, que de forma bem organizada, nos dão a possibilidade de aliar a teoria em sala de aula à prática nas fábricas da companhia”, relata Matheus Rodrigues, estudante do curso de Operador de Processos Industriais do Senai, que iniciou estágio neste ano na Braskem.

A previsão é que no ano que vem ocorra o próximo processo seletivo do Programa de Formação de Operadores. Para mais informações, acesse: www.jovensbraskem.com.br/jovens/jovem-operador

Compartilhar:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados