Braskem se une à Coca-Cola e KITKAT® em prol da economia circular no The Town 2023
Marcas realizarão ações com foco na educação ambiental, consumo consciente e reutilização dos materiais. Festival acontece nos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro, no Autódromo de Interlagos
- Data: 02/09/2023 10:09
- Alterado: 02/09/2023 10:09
- Autor: Redação
- Fonte: Braskem
Braskem se une à Coca-Cola e KITKAT® em prol da economia circular no The Town 2023
Crédito:Divulgação
A Braskem se uniu à marcas de consumo para estimular a economia circular no The Town 2023. As marcas irão realizar ativações que tenham como foco o consumo consciente, a reciclagem e a reutilização do plástico durante o festival, que acontece nos dias 2,3, 7, 9 e 10 de setembro no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Na frente de reciclagem, a parceria com as marcas irá reforçar a troca de resíduos plásticos por brindes nas estações de coleta da Braskem espalhadas pelo Autódromo. Os copos de água e mate, as embalagens de chocolate e outros resíduos plásticos entregues nessas estações poderão ser trocados por mochilas da Coca-Cola e pulseiras de acesso rápido ao estande principal de KITKAT®, chamado de “Let’s Rock the Break”, localizado próximo ao palco The One, entre outros brindes.
“A Coca-Cola tem a meta de dar o destino correto para todas as suas embalagens colocadas no mercado e promover a economia circular até 2030. Encontramos nos grandes festivais a oportunidade de nos conectarmos com nossos consumidores e realizar todo um processo de educação sobre sustentabilidade, compartilhando nossa preocupação com o meio ambiente e nosso público, inclusive durante os momentos de lazer, porque juntos podemos transformar o mundo e fazer a diferença. Nosso objetivo é colaborar com outras marcas e com os consumidores para gerar impacto positivo na agenda de ESG”, afirma Katielle Haffner, Head de Relações Corporativas e ESG da Coca-Cola Brasil.
A ação de estímulo à reciclagem promovida pela Braskem permitirá que KITKAT® recicle todas as embalagens de plástico flexível de chocolates coletadas no The Town. Os resíduos serão reciclados e transformados em móveis de “madeira plástica” com um design único remetendo ao formato do tradicional KITKAT® e doados para duas ONGs que atuam em São Paulo.
As ONGs receberão bancos, mesas e lixeiras feitas de plástico reciclado para utilizar em suas instalações. Cada peça de mobiliário será acompanhada por uma placa contendo um QR Code, permitindo que os interessados rastreiem a trajetória do resíduo desde a coleta até sua transformação.
“É uma grande oportunidade incentivar a coleta e reciclagem de embalagens em um festival de tamanha grandeza, como o The Town. A parceria com a Braskem reforça o compromisso contínuo de KITKAT® em promover e contribuir para um evento mais responsável e um futuro mais sustentável”, comenta Patrícia Nacamuta, Head de marketing de Chocolates Nestlé®.
Os copos de uso único descartados e coletados no festival serão transformados em resina reciclada da Braskem, pela Wise. Com essa matéria-prima, a Colorfix desenvolverá as cores no material reciclado e a Tramontina produzirá mobiliários infantis e cadeiras monobloco que serão doados à instituições sociais ou escolas de Pernambuco. Dessa forma, o engajamento de todas as partes da cadeia permitirá que o plástico seja reaproveitado, garantindo a dinâmica da economia circular.
Braskem incentiva o uso de copo reutilizável
Além da frente de reciclagem, a Braskem irá realizar no The Town uma ação que terá como foco educar e incentivar o consumo consciente e o reuso de materiais. Os copos oferecidos ao público deverão ser reutilizados e com o apoio das marcas de bebida do festival – Coca-Cola, Heineken e Red Bull – a ação incentiva o público a de fato utilizar o mesmo copo durante todo o evento.
Para isso, na compra de uma dessas bebidas, os copos já terão QR codes. Para o consumidor engajar no uso correto, ele deverá atrelar o copo a um código alfanumérico com o seu CPF, por meio de um APP. Isso dará a ele o direito de retirar no estande da Braskem, gratuitamente, um cordão de corpo para facilitar o reuso e segurar o copo ao longo do evento. A partir de então, a cada nova compra de uma mesma bebida, as pessoas devem usar o mesmo copo, ganhando assim um benefício financeiro e promovendo o consumo consciente.
A dinâmica da ação permite que o sistema identifique o uso do copo ao longo do dia do festival. A cada 1h, as pessoas que estiverem usando o mesmo copo cadastrado ao chegar no evento, poderão concorrer a brindes exclusivos no estande da Braskem. São brincos, capas de chuva, pochetes e até ingressos para o dia seguinte. No mesmo espaço, o público poderá contar ainda com uma estação de higienização dos copos.
A Coca-Cola também apoia essa ação, acrescentando à lista de brindes necessaires da marca e pulseiras de acesso ao rooftop da Schweppes, que é exclusivo para convidados.
“Em um megafestival como o The Town, o plástico tem um papel essencial para o consumo de alimentos e bebidas. Entendemos que ocupar um espaço como esse nos permite mostrar na prática que consumindo conscientemente e descartando corretamente os resíduos, eles podem voltar para o consumidor em forma de novos produtos. Durante o evento, incentivaremos que as pessoas descartem seus resíduos nos pontos de coleta da Braskem. Além dos esforços voltados ao descarte adequado, queremos materializar esse ciclo incentivando a reutilização dos copos. Faremos isso pontuando a permanência com o copo ao longo do dia. Quanto mais tempo a pessoa ficar com o copo, mais brindes ela pode ganhar. Esperamos que esse exercício durante o festival ajude as pessoas a mudarem hábitos do dia a dia e contribua para a construção de um futuro cada vez mais sustentável” explica Ana Laura Sivieri, diretora de Marketing e Comunicação da Braskem.