Braskem Idesa anuncia aditivo com a Pemex para fornecimento de etano

A Braskem Idesa (BI), joint-venture da Braskem e da mexicana Idesa, assinou com a PEMEX Transformación Industrial e a PEMEX Exploración y Producción aditivo ao contrato de fornecimento de etano e com a Petróleos Mexicanos, PEMEX Logística e outros entes governamentais um convênio que estabelece medidas de apoio para o projeto de construção de um […]

  • Data: 28/09/2021 11:09
  • Alterado: 28/09/2021 11:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Braskem
Braskem Idesa anuncia aditivo com a Pemex para fornecimento de etano

Crédito:

Você está em:

A Braskem Idesa (BI), joint-venture da Braskem e da mexicana Idesa, assinou com a PEMEX Transformación Industrial e a PEMEX Exploración y Producción aditivo ao contrato de fornecimento de etano e com a Petróleos Mexicanos, PEMEX Logística e outros entes governamentais um convênio que estabelece medidas de apoio para o projeto de construção de um terminal de importação de etano. Isso garantirá acesso a diversas fontes de matéria-prima para produzir a plena capacidade e abastecer o mercado local e internacional.

O novo terminal que a Braskem Idesa construirá para importação de etano em Veracruz estará localizado na área do CIIT (Corredor Interoceanico do Istmo de Tehuantepec), que é uma das iniciativas do governo mexicano para o desenvolvimento do sudeste do país e do setor de energia.

Em relação ao fornecimento, o acordo altera a quantidade vigente. A Pemex passa a fornecer o volume mínimo de 30 mil barris diários de etano até a entrada em operação de terminal, prevista para o segundo semestre de 2024, ou a data limite de fevereiro de 2025 (passível de extensões se houver atrasos com licenças), o que ocorrer primeiro. A BI terá direito de preferência para adquirir todo o etano que a Pemex tiver disponível e não consuma no seu próprio processo produtivo até 2045, a preços conforme referências internacionais.

Estes acordos (sujeitos à aprovação final dos Conselhos de Administração de ambas as partes, bem como credores da BI) resolvem pendências contratuais que haviam sido discutidas pelas partes e estabelece novos compromissos de volume e preço para o fornecimento de etano pela Pemex, compatível com a disponibilidade atual e futura da matéria-prima no país. Os acordos permitirão a sustentabilidade de longo prazo da fábrica localizada em Veracruz, no México.

Com os novos acordos, a Braskem Idesa continuará contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do México, assim como o Complexo Etileno XXI tem feito desde o início de suas operações em 2016. A Braskem Idesa é resultado de um investimento de US$ 5,2 bilhões da Braskem e do Grupo Idesa, que teve um impacto positivo de mais de US$ 4 bilhões na balança comercial do México e que tem promovido o desenvolvimento do país com a geração de milhares de empregos diretos e indiretos.

Compartilhar:

  • Data: 28/09/2021 11:09
  • Alterado:28/09/2021 11:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Braskem









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados