Braskem de portas abertas: empresa compartilha seus processos de sustentabilidade

Neste Dia da Indústria, a companhia recebeu jornalistas do ABC para conferir suas ações de impacto ambiental

  • Data: 25/05/2023 20:05
  • Alterado: 31/08/2023 20:08
  • Autor: Edvaldo Barone
  • Fonte: ABCdoABC
Braskem de portas abertas: empresa compartilha seus processos de sustentabilidade

Crédito:Divulgação

Você está em:

Como uma das maiores e mais relevantes empresas do segmento industrial no Brasil, a Braskem, busca, para além de participar ativamente da contribuição econômica dos locais em que está inserida, impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente.

Neste 25 de Maio, Dia da Indústria, a empresa abriu suas portas para mostrar como, a partir de uma parceria com a Valoren, tem dado cada vez mais prioridade a sua agenda de economia circular e neutralidade de carbono.

Entre as ações de economia circular está o reaproveitamento de resíduos plásticos para a produção de resinas. Através de um processo químico, são extraídos de resíduos já utilizados matéria-prima renovável, que a partir de uma reciclagem mecânica transforma-se em um óleo circular que dá origem a novas resinas.

O material utilizado nesta produção, chega a empresa em fardos de resíduos pós-consumo, ou seja, o lixo que sai das casas que passa por um processo de coleta e após ser prensado se torna matéria-prima. Os resíduos passam por um rigoroso processo de lavagem para retirar tudo que não for plástico dos insumos recebidos e então são triturados.

A reciclagem de resíduos plásticos encabeçada pela Braskem, exige um extenso investimento em tecnologias com foco em sustentabilidade, este, por sua vez ganhou o apoio de diversas marcas e países ao redor do mundo. O material produzido já é utilizado na confecção de tampas, utensílios domésticos, móveis, embalagens e diversos outros itens que estão disponíveis no mercado.

Reciclar, no meio industrial, não é a forma mais rápida e fácil de se trabalhar, mas se não houver uma junção enquanto sociedade, que abrace a causa e invista neste tipo de ação, as consequências para o meio ambiente serão cada vez mais derradeiras. A sustentabilidade na indústria, depende também da conscientização e participação da população.

Parceria com a Valoren

Para dar suporte aos compromissos e projetos firmados, em fevereiro de 2022, a petroquímica inaugurou a a 1ª planta de reciclagem mecânica do Brasil em Indaiatuba-SP, fruto da parceria com a Valoren, empresa especializada no desenvolvimento e operação de tecnologias para a transformação de resíduos.

A instalação, fruto de um investimento de R$67 milhões, tem capacidade para transformar cerca de 250 milhões de embalagens pós-consumo em 14 mil toneladas de resina reciclada pós-consumo de alta qualidade por ano. Estas resinas, por sua vez, podem ser utilizadas como matéria-prima para a indústria de transformação em geral.

A planta de reciclagem é formada por um complexo modular, que integra diferentes etapas do processo. Seus diferenciais são a linha de lavagem de alto desempenho, com selecionador óptico para remoção de contaminantes por coloração e por tipo de material, os silos homogeneizadores, os sistemas de dosagem de aditivos e insumos de alta precisão e o módulo para eliminação de odor e de filtração de polímero de alto desempenho, o que contribui para a maior qualidade do PCR final.

Outro projeto da Braskem com a Valoren é a construção e instalação de uma unidade de reciclagem avançada, também em Indaiatuba. A planta irá transformar quimicamente, por meio do processo de pirólise, resíduos plásticos em matéria-prima circular certificada, que será utilizada para fabricação de novas resinas plásticas. A nova unidade envolve um desembolso conjunto de R$ 44 milhões e deverá começar a operar no segundo semestre deste ano, com capacidade para produzir 6 mil toneladas de produtos circulares por ano.

Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 71 países.

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados