Braskem celebra o Dia do Engenheiro Químico
Versatilidade da profissão garante o bom funcionamento de plantas industriais
- Data: 22/09/2015 15:09
- Alterado: 22/09/2015 15:09
- Autor: Redação
- Fonte: Braskem
Crédito:
Nesta sexta-feira, 20 de setembro, é celebrado o Dia do Engenheiro Químico, que se destaca por sua abrangência de atuação, um dos fatores mais atrativos para a escolha da carreira. A atividade do profissional pode englobar diversos setores, como o de alimentos, biotecnologia, cosméticos, papel e celulose, fármacos, fertilizantes, cimento, têxtil, tratamento de água e meio ambiente, contribuindo para a sociedade como um todo.
Um grande exemplo da importância da profissão é o plástico, presente em construções, automóveis, utensílios domésticos, móveis e vários outros artefatos. O material, que existe em algumas diferentes soluções, como Polietileno e Polipropileno, por exemplo, é o principal produto da Braskem, maior petroquímica das Américas, que valoriza e reconhece a importância do engenheiro químico, essencial para o bom funcionamento da empresa e no desenvolvimento de produtos e soluções que estão todos os dias na vida das pessoas.
A atuação dos engenheiros químicos é fundamental para o alto desempenho das unidades industriais da Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, nos municípios de Cubatão, Mauá, Paulínia e Santo André. ““Fiz testes de vocação que me orientaram para Engenharia Química. Todos os dias aprendo com os mais experientes e fazemos acompanhamento das principais variáveis do processo para garantir a produção com eficiência. Meu desafio prioritário está relacionado ao estabelecimento de conexões com meus colegas de trabalho em prol de ações que evitem eventos de SSMA (Saúde e Segurança e Meio Ambiente) e que possam gerar resultados positivos para organização”, explica Luciano Sampaio, que atua na Q 3 CK ABC, em Santo André.
A química está entre as cinco especializações mais procuradas da engenharia. Somente em 2017, segundo o Censo da Educação Superior, quase 5 mil novos profissionais da área chegaram ao mercado de trabalho. Além de serem necessários por competências básicas, como matemática, física, química, biologia e computação, ainda existe a responsabilidade de projetar, construir e operar plantas industriais.