Braskem apresenta soluções sustentáveis na Abrafati 2019

Petroquímica lança solvente hidrocarbônico reciclado, solvente feito a partir da cana-de-açúcar e resinas que garantem maior produtividade na maior feira do segmento de Tintas no Brasil

  • Data: 30/09/2019 18:09
  • Alterado: 30/09/2019 18:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Braskem
Braskem apresenta soluções sustentáveis na Abrafati 2019

Crédito:Montagem ABCdoABC

Você está em:

A Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, estará presente na Abrafati 2019, maior feira do setor de tintas no Brasil e que deve reunir mais de 15 mil pessoas entre 1 e 3 de outubro, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP), das 11h00 às 20h. 

Nos três dias de evento, as empresas, profissionais e especialistas que atuam no setor de tintas poderão conferir no espaço da Braskem diferentes soluções para o mercado de tintas e iniciativas a favor da economia circular que contribuem para o crescimento sustentável do setor, com ainda mais segurança e menor impacto ao meio ambiente.

Comprometida com a transformação da economia linear para a circular na cadeia produtiva onde está inserida, a Braskem anuncia na Abrafati 2019 o lançamento do seu primeiro solvente hidrocarbônico reciclado. Trata-se do Hexano RC, oriundo do processo produtivo de poliolefinas da Braskem, sendo agora tratado e comercializado com maior pureza. Podendo ser utilizado pelos mercados de tíneres, adesivos e borrachas, entre outros, a Braskem terá capacidade para fornecer ao mercado duas mil toneladas anuais do produto. Desta forma, a empresa fecha o ciclo do processo produtivo e obtém o máximo de aproveitamento de matéria-prima com redução da geração de resíduos.

Entre outros produtos apresentados, estarão duas recentes soluções desenvolvidas pela Unidade de Poliolefinas da companhia: a resina de polipropileno CG600NA, que tem maior rigidez, permitindo que os transformadores desenvolvam baldes com paredes mais finas e, ao mesmo tempo, mais resistentes, mantendo a capacidade de alto empilhamento; e a resina de polipropileno CG220NA, um tipo de copolímero também produzido para aplicação em baldes industriais, mas com o diferencial de resistência ao impacto, para armazenagem de materiais que possam, por exemplo, sofrer algum tipo de colisão durante o transporte.

Segundo Roger Marchioni, responsável por Polipropileno na América do Sul da Braskem, as duas novas soluções são 100% recicláveis e estão alinhadas à estratégia da companhia de buscar por alternativas cada vez mais seguras e que minimizem impactos ambientais. “Nossos investimentos em inovação e tecnologia têm nos permitido oferecer um portfólio ainda mais completo ao segmento de embalagens rígidas e também dar sequência nas nossas ações em prol da Economia Circular, uma iniciativa da Braskem para impulsionar um novo conceito que propõe mudanças nos processos de produção, design, consumo e na relação com matérias-primas e resíduos”, explica Marchioni.

As iniciativas da Braskem em prol da Economia Circular incluem uma série de ações envolvendo parceiros, clientes, fornecedores e a população, de forma geral, para um esforço conjunto em busca de soluções inovadoras e sustentáveis por meio do uso do plástico. Um exemplo disso, que também será apresentado na Abrafati, é o projeto para o desenvolvimento da cadeia de reciclagem de baldes plásticos que já gerou um resultado: o “Kit Sustentável Especial” de pintura. O projeto da Braskem em parceria com a Condor, fabricante de materiais para pintura imobiliária, foi a primeira opção criada a partir do reaproveitamento de embalagens plásticas de tintas gráficas e demarcação viária. O trabalho conjunto surgiu da necessidade de encontrar um destino adequado para embalagens descartadas, promovendo o reaproveitamento do material a um custo competitivo. A empresa reforça a importância da continuidade desse ciclo e busca potenciais parceiros para promoção de novos projetos.

E para reforçar o robusto portfólio de Químicos da Braskem, os participantes da Abrafati ainda terão a oportunidade de conhecer o primeiro solvente da Braskem feito a partir de fonte renovável, no caso, da cana-de-açúcar, desenvolvido pela companhia para atender aplicações em segmentos como tintas, tíneres e adesivos. O HE-70S é um solvente oxigenado, que apresenta menor toxicidade e maior poder de solvência quando comparado aos solventes hidrocarbônicos tradicionais. O novo solvente possui 36% de conteúdo renovável, de acordo com a norma ASTM-D6866, possuindo baixa emissão de carbono em comparação a outros solventes tradicionais e, desta forma contribuindo para a redução na emissão de gases causadores do efeito estufa.

 “O novo solvente HE-70S é resultado da nossa busca constante por soluções inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável.  Nossa meta é nos mantermos sempre como protagonistas da química do futuro”, ressalta Cláudia Madrid, responsável pelo Negócio de Solventes da Braskem. O HE-70S é o primeiro produto desenvolvido pelo Laboratório de Solventes inaugurado pela Braskem em 2018, no Polo Petroquímico do Grande ABC (SP).

PALESTRAS DA BRASKEM NA ABRAFATI

Além das soluções expostas durante a Abrafati, para integrar a programação da feira, também ocorrerá o Congresso Internacional de Tintas, das 8h30 às 17h30 com o objetivo de impulsionar o crescimento e desenvolvimento sustentável da cadeia de tintas, estimulando a inovação, networking e geração de negócios. A Braskem participará com duas apresentações já confirmadas: o engenheiro de produto na área de Solventes da Braskem, Gregory Jakociuk, ministrará a palestra “Solvente Oxigenado de Baixa Tensão Superficial” no dia 1º de outubro, às 10:45; eE Mauro Catizani, líder do segmento de Embalagens Rígidas e Baldes da empresa, abordará “Inovações da Braskem no mercado de tintas imobiliárias” no dia 3 de outubro às 13:00.

Compartilhar:

  • Data: 30/09/2019 06:09
  • Alterado:30/09/2019 18:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Braskem









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados