Braskem apoia estudo sobre indústria petroquímica no Grande ABC
Grande ABC ganha estudo sobre impacto socioeconômico da indústria petroquímica; Iniciativa objetiva identificar oportunidades e estabelecer políticas para o desenvolvimento do setor
- Data: 05/11/2013 16:11
- Alterado: 05/11/2013 16:11
- Autor: Redação
- Fonte: CDN
Crédito:
A Frente Parlamentar em Defesa da Competitividade do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do Brasil e a Agência de Desenvolvimento Econômico do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC lançaram nesta segunda-feira (4), com apoio do Braskem, o estudo “A importância da petroquímica na região do Grande ABC, no elo econômico da cadeia química e seus mercados”.
A iniciativa, apresentada durante a assembleia geral do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, realizada na sede do órgão em Santo André, tem como objetivo estabelecer novas políticas para o desenvolvimento do setor, a partir das mudanças econômicas ligadas ao crescimento da cadeia da transformação química e sua relação com a petroquímica e outros setores industriais na região. O levantamento será realizado pela consultoria Maxiquim e está previsto para ser publicado em março de 2014.
A indústria química brasileira é a sétima maior do mundo em termos de faturamento (US$ 130 bilhões em 2010), com pequena diferença para o sexto e quinto colocados, França e Coréia do Sul. No Grande ABC, o setor é responsável por 19% do valor adicionado gerado pela indústria regional e contribui com 11% do faturamento da indústria paulista.
O estudo irá identificar os vetores econômicos da indústria petroquímica e seus mercados, que impulsionam o crescimento econômico da região. O resultado será usado como ferramenta para conhecer as cadeiras produtivas da indústria e assim estabelecer políticas de desenvolvimento da cadeia. Para tanto, será feita uma extensa coleta de dados relacionados às empresas e governos municipais com fonte em órgãos oficiais. Em uma segunda etapa, será feita análise detalhada dos dados com no foco desenvolvimento social e econômico.
Para o lançamento, Luiz Marinho, presidente do Consórcio Intermunicipal, o deputado federal Vanderlei Siraque (presidente da Frente Parlamentar) e João Luiz Zuñeda, sócio da Maxiquim, consultoria responsável pelo levantamento, se reuniram para uma breve apresentação do escopo do estudo e para discutir as próximas ações para o desenvolvimento da região.
“Com este estudo em mãos teremos um documento importante para o desenvolvimento da economia regional. Nós sempre buscamos sinergias que promovam o crescimento das cadeias produtivas relacionadas à indústria petroquímica e visamos desenvolver locais onde atuamos. O Grande ABC é uma região fundamental para a Braskem e, por isto, lutamos pelo crescimento sustentável da região”, destaca Flávio Chantre, Gerente de Relações Institucionais da Braskem.