Braskem abre oportunidade para startups que inovam com soluções sustentáveis
Inscrições para a edição 2022 do Braskem Labs começam na segunda quinzena de março e vão até o início de abril
- Data: 15/03/2022 16:03
- Alterado: 15/03/2022 16:03
- Autor: Redação
- Fonte: Braskem
Crédito:
A partir de 16 de março, empreendedores de todo Brasil podem se inscrever para participar do Braskem Labs, programa pioneiro em inovação aberta focado em impacto socioambiental positivo, que chega à sua oitava edição em 2022. As inscrições vão até 6 de abril, são gratuitas e podem ser feitas pelo site http://braskemlabs.com.br.
O programa apoia startups que possuem soluções sustentáveis e apoiam a ecoeficiência da cadeia petroquímica (por exemplo, atuam com eficiência hídrica e energética, redução e compensação de carbono), e soluções que geram impacto socioambiental positivo a partir da química e do plástico – uma maneira da Braskem incentivar a inovação destinada à sustentabilidade, em áreas como agronegócio, biotecnologia, economia circular, mudanças climáticas, embalagem, infraestrutura e construção civil, saúde, química sustentável, entre outras.
Os interessados podem escolher entre as modalidades Scale e Ignition, que contemplam diferentes estágios de maturidade dos negócios. O Braskem Labs Ignition é voltado para startups em fase de refinamento do modelo de negócio, enquanto o Braskem Labs Scale destina-se àquelas que já estão em fase de tração ou escala.
Por meio de mentorias individuais qualificadas e capacitações embasadas por uma robusta metodologia, o programa teve NPS 10/10 na sua última edição, indicando o alto nível de satisfação dos empreendedores participantes.
Na edição deste ano, a plataforma de empreendedorismo contempla novas iniciativas. Uma delas é expandir o alcance do Braskem Labs, colocando a busca de soluções voltadas para as mudanças climáticas como um importante foco na seleção de startups para o programa. Também está prevista a criação do Ecossistema Labs, com o objetivo de potencializar as relações construídas ao longo de toda a jornada da plataforma, reunindo os ex-acelerados, acelerados, mentores e integrantes que atuam com inovação aberta em um ambiente de troca, co-criação e desenvolvimento.
O programa será realizado em formato híbrido, sendo majoritariamente remoto e com três encontros presenciais, e, mais uma vez, terá a participação de co-sponsors – grandes empresas parceiras da Braskem – para contribuir no aprimoramento dos negócios, contando com a presença de mentores, visando contribuir com conexões comerciais que gerem potenciais negócios em conjunto.
No primeiro encontro presencial, os participantes darão início ao programa de aceleração por meio do onboarding. Já no segundo, terão um encontro onde ocorrem rodadas de reuniões entre as startups e diversos convidados para geração de conexões, o speed dating. Por fim, ocorre o demoday, evento final onde as startups apresentam sua solução para uma banca da Braskem e convidados, como clientes, brand owners, investidores, etc.
Desde 2015, quando foi criado, mais de 110 startups foram aceleradas pelos dois programas, e cerca de 30% fizeram alguma parceria de negócio com a Braskem ou algum dos co-sponsors. Já no ano passado, 45% das soluções aceleradas pelo Braskem Labs foram voltadas para economia circular e mais 15 parcerias estão em negociação.
“Entendemos que o caminho de mudança em termos da imagem do plástico passa também por esse processo de inovação e colaboração. Buscamos manter o nosso propósito dedicado a projetos com impacto socioambiental positivo”, afirma Karla Censi, gerente de soluções sustentáveis e responsável pelo programa de aceleração da Braskem.
Ambos os programas contam com apoio do Quintessa, aceleradora de impacto que está presente em todas as etapas do Braskem Labs, desde a seleção das startups participantes até a apresentação no Demoday, evento que acontece ao final de cada uma das edições.
“O Braskem Labs é um programa exemplar ao integrar inovação e sustentabilidade conectadas ao negócio da grande empresa. O comprometimento do time da Braskem, que chega até a alta liderança, faz com que o programa seja uma ótima porta de entrada para empreendedores de todo o Brasil que desejam crescer, se desenvolver e potencialmente ter negócios em parceria com a Braskem”, comenta Anna de Souza Aranha, diretora do Quintessa.
O modelo de atuação do Braskem Labs é inteiramente equity free, ou seja, as empresas apoiadoras não se tornam sócias das startups ao final, o que reforça o posicionamento do programa em prol do ecossistema e dos empreendedores.