Brasil recebe pela segunda vez a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica
17ª edição da competição será realizada pelo Observatório Nacional e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação de 17 a 27 de agosto
- Data: 13/08/2024 11:08
- Alterado: 13/08/2024 11:08
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Imagem Ilustrativa
Crédito:Divulgação - MAST - RioTur
Entre os dias 17 e 27 de agosto as cidades de Vassouras e Barra do Piraí, no estado do Rio de Janeiro, recebem a 17ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA). O evento será organizado pelo Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Brasil sedia a IOAA pela segunda vez (a primeira foi em 2012). Serão mais de 300 alunos e cerca de 250 professores de 57 países, além de pesquisadores brasileiros, todos reunidos com um objetivo em comum: fomentar o conhecimento e a paixão pela astronomia e astrofísica.
A 17ª IOAA traz como tema adicional a Sustentabilidade, o que demonstra a crescente preocupação global com o meio ambiente e destaca o papel da ciência na construção de um futuro sustentável e inclusivo. O objetivo do encontro é inspirar os jovens a usarem seu talento e criatividade para enfrentar os desafios ambientais globais ao compartilharem conhecimentos, ideias e soluções.
Os alunos atuarão em provas teóricas e práticas, atividades de observação do céu e testes em planetários. O intercâmbio entre diferentes nações permite explorar novas fronteiras do conhecimento científico com um olhar voltado para a preservação do planeta.
Presenças confirmadas na abertura e encerramento do evento: Aniket Sule – Presidente Internacional da IOAA; Jailson Alcaniz – Diretor do ON; Wagner José Corradi Barbosa – Diretor do LNA; Mr Hiroshi Shimojo – General Manager Casio Educatio; e Prof. Me. Hamilton Moss de Souza – Presidente da Academia de Letras de Vassouras.