Borboletário de Diadema recebe secretária de Meio Ambiente de Araruama-RJ
Objetivo da cidade fluminense é conhecer a experiência bem sucedida de ecoturismo; pioneiro na Região Metropolitana de São Paulo, criadouro de Diadema celebra 18 anos este mês
- Data: 14/09/2023 20:09
- Alterado: 14/09/2023 20:09
- Autor: Marcos Luiz
- Fonte: PMD
Borboletário de Diadema
Crédito:Marcos Luiz/PMD
Prestes a completar 18 anos de trabalho científico e ações de educação ambiental, o Borboletário de Diadema recebeu ontem, 13/9, a visita oficial de duas representantes da cidade de Araruama, litoral norte do Rio de Janeiro. O motivo da agenda foi conhecer de perto a experiência acumulada do município para auxiliar no projeto de implantação de um borboletário naquela cidade.
A secretária de Meio Ambiente de Araruama, Ana Paula Rodrigues de Souza, e a vereadora Sylvinha Correia, foram recebidas pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Wagner Feitoza, o Vaguinho, e pelo biólogo Sandro Santana, responsável técnico do Borboletário de Diadema.
“Sejam bem vindas e podem contar com toda a nossa equipe. Aproveitando que vocês estão aqui, ressalto que o objetivo do governo municipal é contribuir para a criação de novos borboletários, reforçando a educação ambiental e socializando o saber científico acumulado ao longo de 18 anos de história”, disse Vaguinho.
Ana Paula e Sylvinha Correia explicaram que o plano de conhecer a experiência e a equipe do Borboletário de Diadema nasceu a partir de uma pesquisa. “Foi assim que decidimos trocar ideias e aprender com vocês devido ao pioneirismo e excelência técnica na área. Pesquisando, descobrimos também que colaboraram para estruturação e surgimento de outros borboletários”, disseram.
Para alegria das visitantes, durante a inspeção do laboratório e da casa de criação, as mesmas tiveram o privilégio e oportunidade de presenciar o nascimento de novas borboletas e de fazer a soltura delas no viveiro.
“A Prefeitura de Araruama tem realizado muitos investimentos visando incrementar o turismo. Por conta dessa vocação turística, já estamos implementando um Borboletário Municipal e buscando conhecer outras experiências exitosas nesse campo”, contou a secretária de Meio Ambiente, Ana Paula.
A previsão é que o futuro Borboletário de Araruama seja inaugurado em fevereiro do próximo ano, por ocasião do aniversário daquele município.