Bonito – MS: Por que você deveria ir para lá?
Todo mundo precisa viajar e Bonito é um lugar que todo brasileiro precisa colocar no mapa das memórias.
- Data: 13/02/2023 10:02
- Alterado: 31/08/2023 19:08
- Autor: Bruna Bozano
Crédito:
A cidade é capaz de criar uma experiência inesquecível para todos os perfis de pessoas, pois oferece uma variedade gigantesca de tipos de passeios e atividades.
Por lá, é possível encontrar a natureza muito preservada, fazer caminhadas, passear de bicicleta, mergulhar em rios límpidos, curtir cachoeiras e conhecer cavernas. Isso sem falar na culinária riquíssima da região e da hospitalidade dos moradores locais.
Julho está aí…
Se você está pensando em aproveitar as férias de julho para curtir a natureza, mergulhar em águas cristalinas repletas de peixes, relaxar em cachoeiras e ainda avistar a vida selvagem, precisa conhecer Bonito.
Considerada o melhor destino de ecoturismo do mundo, Bonito, no Mato Grosso do Sul, é uma cidade pequena, com cerca de 20.000 habitantes e uma economia baseada na pecuária, na agricultura e no ecoturismo.
Na região existem centenas de cachoeiras, lagos e rios transparentes, mais de 80 cavernas – secas, alagadas e grutas, paredões rochosos, e uma infinidade de peixes e outros animais silvestres.
A água dos rios de Bonito é riquíssima em cálcio e magnésio, uma concentração química que faz com que todos os rios da região sejam totalmente transparentes.
A natureza da região é habitada por aves silvestres e emas, macacos e tamanduás-bandeira, além de ser composta por uma flora riquíssima.
O clima no verão é úmido e no inverno seco (típico das savanas tropicais). De agosto a outubro chove pouco e as águas ficam ainda mais cristalinas. As chuvas são mais frequentes de novembro a março (e as cachoeiras ficam bem cheias).
A principal atividade/passeio é certamente o mergulho em rios de águas doces e cristalinas, onde uma grande variedade de peixes nada calmamente entre os visitantes, num espetáculo deslumbrante de cor e movimento.
Snorkeling, mergulho, rafting leve, rapel, cavalgadas, espeleologia, mountain bike e trekking são apenas algumas das coisas divertidas para fazer nesses lugares.
Sem Bagunça
O turismo em Bonito é muito organizado e cada passeio tem um número máximo de pessoas que pode receber por dia – esse número varia de local para local.
A medida, tomada para proteger a natureza e manter o equilíbrio ecológico da região, acaba sendo um ponto muito favorável para quem gosta de ficar longe da muvuca e ter mais possibilidades de se conectar com a viagem.
A região de Bonito tem muitas influências do Paraguai e de Estados brasileiros como Santa Catarina e Rio Grande do Sul; isso explica por que a gastronomia da região é tão diversa e cheia de sabores.
Alguns dos pratos mais procurados são: Carne de sol, Sopa paraguaia, Bolo de milho paraguaio, Churrasco, Guavira (fruta típica), Tereré (bebida típica) e Carne de jacaré (prato não típico, mas diferenciado).
A maioria dos restaurantes possui cardápio com pratos à base de peixes de água doce, carne bovina, arroz, feijão e salada, porções para dividir ou opções de self-service, mas também é possível encontrar restaurantes de pizza e fast food, bares e pequenos mercados.
Na região de Bonito, Jardim e Bodoquena existem cerca de 40 atrativos turísticos e passeios ecológicos. Entre eles, a Gruta do Lago Azul e o Balneário Municipal (praia fluvial municipal) são alguns dos que valem muito a pena conhecer.
Com certeza Bonito é um dos melhores destinos de Ecoturismo do mundo e deve ser visitado por todos os amantes da natureza.
Se quiser sair um pouco do ABC e ir conhecer novos ares, coloque Bonito na sua lista de destinos a serem visitados.
Dificilmente você vai se arrepender.