Bolt EUV – “No Segmento Certo”
A General Motors apresenta nos Estados Unidos o Bolt EUV, utilitário esportivo elétrico que chegará ao Brasil ainda em 2021
- Data: 23/02/2021 13:02
- Alterado: 23/02/2021 13:02
- Autor: Daniel Dias
- Fonte: AutoMotrix
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Dentro da proposta da General Motors de popularizar os carros elétricos, foi apresentado nos Estados Unidos o novo Bolt EUV (Electric Utility Vehicle, ou veículo utilitário elétrico). A previsão é de chegada às concessionárias da América do Norte em meados deste ano e para o último trimestre no mercado brasileiro, para se juntar ao Bolt EV, hatch elétrico vendido no país desde 2016, com preço inicial de R$ 262 mil. No mercado norte-americano, o Bolt 2022 sai a partir de US$ 31.995, equivalente a R$ 172 mil, enquanto o Bolt EUV partirá de US$ 33.995, ou R$ 183 mil.
A sigla “EUV” está relacionada à denominação SUV, para Sport Utility Vehicle, adotada nos utilitários esportivos a combustão comum. O novo SUV 100% elétrico da Chevrolet se diferencia do Bolt EV, do qual divide a plataforma, por ser 16,1 centímetros mais longo (4,33 metros) e 7,5 centímetros maior na distância de entre-eixos (2,67 metros), resultando principalmente em mais espaço para as pernas dos passageiros do banco de trás. Visualmente, os dois automóveis são muito parecidos. Embora o EUV tenha um estilo final próprio, é totalmente baseado no design, nas linhas da carroceria, nos faróis estreitos e nas lanternas do hatch de segunda geração, que também virá este ano para o Brasil.
O EUV tem design frontal agressivo, com luzes de circulação diurnas estreitas e indicadores de mudança de direção localizados na parte de cima do para-lama, com os faróis logo abaixo. A parte superior da grade hexagonal, naturalmente fechada, pois os carros elétricos não contam com radiador de arrefecimento do motor a combustão, tem um destaque na cor da carroceria no lugar do plástico preto, característico da geração anterior do Bolt EV.
O Bolt EUV herda também o conjunto elétrico do EV, com motor de 204 cavalos de potência (150 kW) e 35,7 kgfm de torque instantâneo. No entanto, tem uma autonomia um pouco menor (402 quilômetros ante os 416 quilômetros do EV) por conta do peso maior de 45 quilos (1.669 quilos). O carregamento rápido DC é o mesmo para os dois modelos, com autonomia para até 161 quilômetros com uma carga de meia hora. Trazem ainda um novo cabo com um plugue intercambiável que permite carregar em tomadas de 120 e 220 volts.
Nos Estados Unidos, haverá o Bolt EUV Launch Edition – versão de lançamento – com recursos especiais, destacando o Super Cruise (exclusivo do utilitário esportivo elétrico), tecnologia que estará disponível como opcional pela primeira vez em um veículo inteiramente “verde” da marca na configuração topo de linha Premier. O Super Cruise é um sistema avançado de assistência ao motorista, adicionando condução autônoma ao controle de cruzeiro adaptativo e monitor de fadiga mais avançado. O EUV sai de fábrica com câmera traseira e o pacote Chevrolet Safety Assist, com frenagem de emergência automática (AEB), alerta de colisão frontal, assistente de permanência de faixa, indicador de distância do veículo à frente, IntelliBeam (troca automática de farol baixo e alto) e frenagem dianteira com alerta para pedestres e os opcionais câmera de 360 graus, controle de cruzeiro adaptável e alerta de movimentação traseira.
A cabine do Bolt EUV foi bem atualizada em relação à geração anterior do EV. O painel de instrumentos 100% digital tem uma tela “touchscreen” de 10,2 polegadas com interface nova, espelhamento com Apple CarPlay e Android Auto, ponto de acesso Wi-Fi 4G LTE e carregamento sem fio. Conforme a GM, os bancos são mais confortáveis, com revestimento em material sintético de alta qualidade com costuras contrastantes. O console central apresenta um novo botão no lugar da alavanca de câmbio dos carros comuns, para ativar o sistema para se dirigir usando apenas um pedal.
No início deste ano, a gigante norte-americana anunciou seu objetivo mundial de vender apenas veículos de emissão zero até 2035. Assim, somente veículos 100% elétricos ou movidos a célula de combustível estarão nos planos da fabricante a médio e longo prazos. No Brasil, a GM deu partida a sua oferta de veículos elétricos com o Bolt EV, com o hatch logo se transformando no 100% “verde” mais vendido do país. “A GM tem o compromisso de liderar a eletrificação no Brasil e na região. Desde que apresentamos o Bolt EV no Salão do Automóvel de São Paulo, temos observado um crescente interesse do consumidor pelos carros elétricos. O sucesso do Bolt EV nos encoraja a continuar investindo em novidades no segmento. Até o final do ano, acrescentaremos ao nosso catálogo o Bolt EUV”, prometeu Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.